Autoridades lamentam a morte de Francisco Cuoco e destacam legado do ator

Ator faleceu aos 91 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos

Autoridades lamentam a morte de Francisco Cuoco e destacam legado do ator

Autoridades de todo o país lamentaram a morte do ator Francisco Cuoco, um dos nomes mais marcantes da teledramaturgia brasileira. Ele faleceu aos 91 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após cerca de 20 dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Rodrigo Bacellar, governador em exercício do Rio de Janeiro, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao artista.

“Um dos maiores astros das telenovelas, ele conquistou gerações de brasileiros com seu talento em papéis inesquecíveis. Sua contribuição para a arte permanecerá como legado da nossa cultura. O Estado do Rio de Janeiro lamenta a partida deste grande artista.Vamos decretar luto oficial de três dias, que será publicado em uma edição extra do Diário Oficial, nesta quinta-feira. Meus sentimentos à família, aos amigos  e a todos os fãs de Francisco Cuoco”, disse por meio de nota.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também prestou homenagem nas redes sociais.

“Francisco Cuoco foi um dos maiores artistas da TV, do cinema e do teatro, no Brasil. Atuando em filmes, novelas e peças memoráveis, interpretou personagens carismáticos e ajudou a difundir nossa cultura para o mundo. Que seu extenso legado seja uma inspiração para as novas gerações de atores e atrizes brasileiros”, escreveu no X.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o impacto do ator na história da dramaturgia nacional. “Recebo com tristeza a notícia da partida de Francisco Cuoco. Um gigante da nossa teledramaturgia, dono de uma carreira linda e memorável. Um artista que nos marcou com seu talento e carisma. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que se emocionaram com sua arte.”

Na nota, os familiares relatam que o artista partiu de forma “tranquila e serena”, cercado por entes queridos. Eles também agradeceram pelas inúmeras manifestações de carinho recebidas desde o anúncio da morte. Cuoco vinha enfrentando complicações de saúde relacionadas à idade avançada e, segundo sua irmã Grácia, com quem vivia, também lidava com a infecção decorrente de um ferimento.

O velório está marcado para esta sexta-feira (20), das 7h às 15h, no Funeral Home, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro da Bela Vista, na capital paulista. A cerimônia será aberta ao público. Já o sepultamento ocorrerá às 16h, em local não divulgado, restrito apenas a familiares e amigos próximos.

Francisco Cuoco teve uma carreira marcada por protagonistas memoráveis em novelas da TV Globo, como Selva de Pedra (1972), Pecado Capital (1975) e O Astro (1977). Com uma presença marcante nas telas e nos palcos, o ator deixa um legado artístico admirado por gerações e será lembrado como um dos maiores galãs da história da televisão brasileira.

Por Jornal da República em 20/06/2025
Aguarde..