Brasil avança às quartas da Copa América de Futebol para Pessoas com Nanismo e vive momento histórico no Paraguai

Brasil avança às quartas da Copa América de Futebol para Pessoas com Nanismo e vive momento histórico no Paraguai

  Brasil está classificado para as quartas de final da Copa América de Futebol para Pessoas com Nanismo, realizada em Assunção, no Paraguai. A Seleção Brasileira vem fazendo uma campanha histórica, com vitórias marcantes e demonstrações de superação.

Nos jogos da fase classificatória, o Brasil venceu o México por 2 a 1, superou a Guatemala por 3 a 1, aplicou uma imponente vitória de 3 a 0 sobre a Colômbia, e, em uma partida extremamente disputada, acabou derrotado pela Argentina por 2 a 0.

Classificada, a delegação brasileira realizou uma visita institucional à Conmebol, onde um dos atletas, conhecido como “Mini Messi”, viveu o sonho de conhecer o seu ídolo Lionel Messi. O momento simboliza a união do futebol latino-americano e o crescimento do esporte inclusivo em todo o continente.

O fisioterapeuta e chefe da delegação, Dr. Renato de Paula, neurocientista, destaca o impacto social do torneio:

“O futebol está crescendo no mundo inteiro. Assim como o futebol tradicional nasceu e se fortaleceu na América Latina, o futebol para pessoas com deficiência também começa agora a ganhar força no nosso continente. Estamos certos de que o esporte é capaz de tirar qualquer pessoa com deficiência do problema e colocá-la no pódio.”

A delegação brasileira, com muito esforço coletivo, viajou ao Paraguai graças a uma grande mobilização. Com arrecadação de pais, familiares e apoio institucional da CBF, o Brasil levou a maior comitiva da nossa história a uma competição internacional. Um marco para o esporte inclusivo nacional.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol para Pessoas com Nanismo, José Carlos, reforça:

“Ainda temos muito a crescer, mas estamos felizes com o reconhecimento dos nossos craques. Futebol é um só.”

A Seleção Brasileira segue motivada, unida e pronta para escrever mais um capítulo inesquecível na história do esporte inclusivo das América
 

Por Jornal da República em 27/11/2025
Aguarde..