Buscas por suplementos no Brasil impulsionam o mercado

Buscas por suplementos no Brasil impulsionam o mercado

O interesse do brasileiro pela suplementação está avançando e alavancando o mercado de vitaminas no país. De acordo com dados da agência Conversion, as buscas por "suplemento alimentar" superaram 700 mil entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025.

Isso indica que o consumidor brasileiro já não se limita apenas às buscas e ao consumo de suplementos à base de proteínas, mas também por compostos específicos para longevidade e saúde preventiva e celular.

Mercado de suplementação no Brasil

O setor de alimentos para fins especiais – nome técnico que se enquadra na maioria dos suplementos do mercado – teve um crescimento significativo em 2024. Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres apontam que o consumo de vitaminas cresceu 9,3%, enquanto o de proteínas avançou 3%.

Além de destacar esse avanço, outros estudos mostram que a consequência disso se dá, provavelmente, pela preocupação com a qualidade de vida. O relatório "Macrotendências para o Futuro da Indústria", da Rede de Observatórios do Sistema Indústria, mostra que, até 2040, a preocupação com a saúde é um dos comportamentos que vieram para ficar.

Ou seja, há indícios de que esses produtos tendem a ser consumidos por diferentes públicos, desde atletas e pessoas em fase de emagrecimento até quem possui necessidades nutricionais específicas ou busca suplementação para pele e cabelo, melhora do vigor e bem-estar.

Essa tendência não impacta apenas o aumento do consumo de suplementos, mas torna também os consumidores cada vez mais bem informados e exigentes com os produtos voltados à saúde.

Perfil do consumidor: mais exigente e informado

As exigências do consumidor em relação aos produtos destinados a saúde e bem-estar começam quando há informação e interesse por esse mercado. Antes, esses produtos eram vistos como artigos de luxo ou extremamente nichados, por isso, muitas vezes, não havia interesse em buscar informações sobre suplementos alimentares no Brasil.

Hoje, com a disseminação do estilo de vida saudável e a busca por uma saúde preventiva cada vez mais aflorada no país, esses produtos tornaram-se, muitas vezes, essenciais no consumo de quem treina.

Essa onda saudável faz também com que os clientes busquem cada vez mais informações, se instruindo e tornando-se mais exigentes com o passar do tempo. O acesso a novos suplementos, através de redes sociais, internet ou pesquisas online, deixa esse caminho ainda mais fácil.

Esse conhecimento, inclusive, faz com que as buscas fiquem ainda mais refinadas. O levantamento da Conversion, destacado no início, indica ainda que o público está aprimorando suas pesquisas, saindo de termos genéricos para buscar ativos específicos ligados a produção de energia e saúde do coração, colocando moléculas como a CoQ10 em destaque nos buscadores.

Além disso, ao aprender mais sobre determinado assunto, surgem também novas exigências que passam por diversos setores de alimentação e suplementação. O relatório Euromonitor International, de 2024, apontou que 65% dos consumidores globais têm como preferência saber a origem e a procedência dos ingredientes utilizados nos produtos. Essa preocupação demonstra que eles estão mais atentos a segurança, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

Sendo assim, para se manter competitivo no mercado, é preciso entender que o consumidor que busca por suplementos no Brasil está cada vez mais consciente e informado, exigindo produtos que, ao mesmo tempo que são eficazes, demonstram segurança, preocupação com o meio ambiente e boa procedência.

Por Jornal da República em 29/01/2026
Aguarde..