Cineasta brasileira Bia Oliveira participa de debate 'Mulheres no Cinema', em Los Angeles

Cineasta brasileira Bia Oliveira participa de debate 'Mulheres no Cinema', em Los Angeles

A cineasta, roteirista e produtora Bia Oliveira, vai participar do painel/debate na edição Casa Cine Brasil, em parceria com o LABRFF – Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles. A carioca dividirá o palco com a também cineasta Eva Pereira, a atriz Déborah Olivieri e as produtoras Fernanda Thurann e Mariana Brennand e a atriz e diretora performer bailarina Patricia Niedermeier. O moderador será o renomado
diretor de tv Regis Faria. O debate, no dia 17 de outubro será às 14:30 e discutirá o papel das mulheres na criação audiovisual, seus desafios e a relevância da representatividade feminina nas narrativas contemporâneas.

Com uma consagrada carreira, de mais de três décadas, Bia tem construído uma ponte cultural entre o Brasil e os Estados Unidos, levando a arte brasileira, a língua portuguesa e o protagonismo feminino para o cenário internacional.

Bia Oliveira, a diretora que conquistou o mundo com sua arte 

Maria Beatriz Oliveira. Maria porque tem a força de toda Maria. Bia, como é conhecida no meio, acaba de completar 35 de carreira.

Maria Beatriz Oliveira

Dirigindo e formando atores, são longos anos de experiência no mercado educacional e artístico. Bia dirigiu 25 espetáculos e o que se destaca nela é exatamente seu olhar diferenciado para descobrir novos talentos, muitos dos quais, desfilam hoje no Pantheon artístico. Ela foi gestora do Teatro do Planetário da Gávea, dirigiu o Parque da Cidade das Crianças e esteve à frente do Teatro Glaucio Gil como gestora pública e diretora artística por sete anos.

Em 2012 iniciou sua vertente cineasta como assistente de direção do dramaturgo Domingos Oliveira, seu tio, no longa Infância, que traz no elenco Fernanda Montenegro como protagonista e foi premiado com quatro Kikitos no Festival de Cinema de Gramado. De lá para cá o DNA diz a que veio, através de suas inúmeras obras realizadas. Beatriz desenvolve, desde 2018, aulas de drama class em escolas particulares, trabalho esse com sua equipe de professores especializados lecionando teatro dentro do processo educacional, possibilitando uma integração entre arte e educação. Desenvolveu em parceria com a diretora Roby Amaral o Programa KD+ para o canal dos irmãos Neto, como preparadora de elenco e consultora pedagógica dos roteiros. Em seguida, já no âmbito solo, fez curtas como diretora e produziu o longa Temos Vagas, de seu ex-aluno, e hoje, ator, músico e roteirista, Guga Sabatiê.

Por Jornal da República em 09/10/2025
Aguarde..