Defesa do consumidor da CMRJ cobra logomarca das empresas de energia nos postes

Defesa do consumidor da CMRJ cobra logomarca das empresas de energia nos postes

Desde janeiro de 2023 a lei n° 7237, de autoria da vereadora Vera Lins (Progressista), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CMRJ, determina que os postes da cidade tenham gravados em sua base o nome da concessionária de energia ou do órgão responsável; mas devido as reclamações que ainda chegam sobre a situação precária de vários deles, parece que ela não vem sendo cumprida pelas empresas.

Diante disso, a vereadora irá  cobrar da direção da Light e Rio Luz através de requerimento de informações, como é feita a fiscalização e a prevenção de postes na cidade, quantos já foram recolhidos e trocados e o número real dos que já receberam a logomarca da empresa.

A iniciativa foi tomada após reclamações e denúncias recebidas pela comissão em relação às péssimas condições de conservação dos postes espalhados pela ruas da cidade, que colocam em risco a vida de pedestres e motoristas, já que muitos se encontram com ferragens expostas e perto de caírem sobre as vias.

 - Creio que com o nome da concessionária impresso no poste, o consumidor poderá identificar com maior clareza a empresa responsável pela má conservação e cobrar sua manutenção, e em caso de algum sinistro, entrar com ação na justiça e reclamar seu direito. Antes, quando ligavam para a Light, por exemplo, a empresa afirmava que não era de sua propriedade; e quando ligavam para a Rio Luz, ela dizia que pertencia a Light. Uma verdadeira bagunça.— disse. 

Os consumidores que tiverem  alguma reclamação ou denúncia, pode fazê-la através do Facebook, no endereço https://m.facebook.com/
ComissaoMunicipalDeDefesaDoConsumidorRJ
e registrar sua reclamação. Ele também pode encaminhá-la pelo e-mail consumidor@camara.rj.gov.br, e postila no site www.camara.rj.gov.br clicando no “reclame aqui” do link da Defesa do Consumidor, ou através do 3814-2587 e 3814-2633

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2025  

Por Jornal da República em 04/09/2025
Aguarde..