Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Na tarde desta segunda-feira, 12 de maio, o Palácio Tiradentes foi palco de uma cerimônia de reconhecimento e valorização dos profissionais que movimentam uma das principais vocações econômicas do Estado do Rio de Janeiro: o turismo. O deputado estadual Yuri Moura (Psol) entregou uma Carta Congratulatória em Homenagem ao Dia Nacional do Guia de Turismo a guias de turismo e associações, destacando o protagonismo da categoria na construção de um setor mais qualificado, representativo e sustentável.
Durante o evento, que reuniu representantes de associações, coletivos e lideranças da área, o parlamentar reiterou seu compromisso com a regulamentação da Lei Estadual nº 4.315, de 2004, que torna obrigatória a presença de guias de turismo locais ou regionais em excursões realizadas no território fluminense. Segundo ele, a efetiva implementação da norma é um passo fundamental para coibir o turismo clandestino, proteger visitantes e assegurar o fortalecimento de um segmento que emprega milhares de profissionais.
“É preciso garantir que a legislação seja cumprida, pois ela protege não apenas os trabalhadores, mas também a imagem do Estado como destino turístico. O Rio de Janeiro tem quase 12 mil guias cadastrados no Ministério do Turismo. São profissionais capacitados, que atuam diretamente na valorização cultural, na preservação histórica e no desenvolvimento das nossas comunidades”, afirmou o deputado.
Para Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) a iniciativa do Deputado Estadual Yuri Moura foi importante pois foi a primeira vez que as associações de Guias de Turismo e coletivos receberam uma homenagem por conta da importância do trabalho voluntário relacionado ao associativismo. “Para nós, é a valorização do trabalho desses profissionais, muitas vezes invisibilizados pelas autoridades em geral. O Guia de Turismo é o anfitrião do destino turístico, ele tem a missão de encantar os turistas e oferecer a eles as melhores experiências, com segurança e profissionalismo. Ver o plenário repleto de profissionais de várias cidades e regiões do nosso estado foi emocionante, foi um dia histórico para todos nós”, comemorou Raquel.
Yuri Moura também ressaltou a parceria com a deputada estadual Rosângela de Oliveira Zeidan e diversas entidades representativas da categoria na luta pela regulamentação da lei, cuja execução depende de ato do Poder Executivo. “Seguimos ao lado das associações e dos coletivos que batalham diariamente pelo fortalecimento do turismo fluminense. Essa homenagem simboliza nosso respeito e reconhecimento por quem vive e faz o turismo acontecer, de forma ética, profissional e comprometida com o bem comum”, concluiu.
A Lei nº 4.315, de 6 de maio de 2004, determina que apenas guias cadastrados possam acompanhar excursões no Estado do Rio de Janeiro, conferindo maior segurança e qualidade aos serviços prestados. Embora promulgada há duas décadas, a norma ainda carece de regulamentação para garantir sua plena aplicação.

Mais informações podem ser obtidas através do Facebook, Instagram e YouTube @yurimourarj, bem como do WhatsApp (24) 99955-2730.
SERVIÇO
Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Edifício Lúcio Costa
Rua da Ajuda, 05 – 5º andar – Gabinete 503
Centro, Rio de Janeiro – RJ
YURI MOURA
Yuri Moura é deputado estadual, professor de história e gestor público por formação, especializado em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano, além de ser pós-graduando em Defesa Civil: Gestão de Riscos e Desastres. Foi vereador em Petrópolis, sendo o mais votado no município nas eleições de 2020 e 2022. Em 2024, disputou o segundo turno na eleição para prefeito da cidade.
Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), criou e coordena a Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e em Defesa da Moradia Digna, que, no fim de 2024, apresentou o 2º Relatório de Cidades, Chuvas e Prevenção. O documento oferece um diagnóstico de como os municípios fluminenses estão preparados para enfrentar o período de fortes chuvas, avaliando investimentos em prevenção de desastres e políticas públicas urbanas voltadas à adaptação climática. Yuri é membro das Comissões de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, bem como da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários, além de integrar as CPIs de Serviços Delegados e de Transparência Pública no Estado do Rio.
Yuri também se destaca na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. É propositor do ICMS da Resiliência e autor de uma lei municipal em Petrópolis que inclui o conceito de “Cidade Esponja” nas intervenções urbanas. Como deputado, difundiu essa ideia, inspirando a aprovação como lei na capital do Rio de Janeiro. Representando a Alerj, participou da COP-28, realizada nos Emirados Árabes, e atua em parceria com as gestões das unidades de conservação e comitês de bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2011, durante a tragédia da Região Serrana, atuou como coordenador de Juventude da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Petrópolis. Já em 2022, no maior desastre socioambiental da história da cidade, presidiu a Comissão Especial para Assistência Social e Moradia da Câmara Municipal, sendo autor da lei que atualizou e consolidou a mais moderna legislação de Aluguel Social do Brasil. Essa lei garantiu o benefício para quase 4.000 famílias e incluiu políticas públicas como melhorias habitacionais e indenizações para as vítimas retomarem suas vidas.
Atualmente, Yuri é presidente estadual da Federação PSOL-Rede e acumula mais de 16 anos de experiência na administração pública, com atuação na Prefeitura de Petrópolis, na Alerj, no Senado e na Câmara Federal. Em 2023, foi líder da bancada do PSOL na Alerj.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!