Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Seminário Estadual de Compras Públicas (SECOMP), realizado em Mangaratiba, reuniu gestores públicos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro para capacitação sobre a nova lei de licitações. Em entrevista exclusiva ao Jornal da República e Última Hora, o prefeito de Sumidouro, Galileu Freitas, destacou a importância do evento para o aprimoramento da gestão municipal e compartilhou peculiaridades de sua cidade, que abriga a maior cascata em queda livre do estado.
"O primeiro objetivo de um administrador é ter uma equipe bem treinada e bem formada para que possa tocar os processos dentro da legalidade, seguindo nossos tribunais e levando também economicidade para os municípios", explicou o prefeito, que levou três servidores para participar presencialmente do evento, enquanto outros dez estão inscritos para acompanhar online.
Galileu destacou a palestra do professor Joel, que apresentou formas de agilizar procedimentos licitatórios através de ferramentas de inteligência artificial e da nova Lei 14.133.
Para o gestor, a celeridade proporcionada pela nova legislação é fundamental para a eficiência administrativa. "Tivemos uma palestra interessante do professor Joel, que passou para a gente a forma de agilizar os procedimentos licitatórios através de ferramentas da inteligência artificial e também de uma formação para que as pessoas possam entender a nova lei, que é a 14.133, e possam aplicar os benefícios que ela trouxe na questão de celeridade. Isso é muito importante para os municípios", afirmou o prefeito.
Em seu primeiro ano de mandato, Galileu Freitas compartilhou os desafios iniciais da gestão e sua abordagem para administrar Sumidouro. "Todo mandato que se inicia é a mesma coisa de quando você troca de casa."
Você tem que primeiro arrumar sua casa, ajeitar tudo, deixar tudo nos conformes, e aí sim começar a colocar em prática o nosso plano de governo, nosso planejamento para levar aquilo que a cidade tanto precisa, começando logicamente pela saúde e, em seguida, todas as áreas, como educação", explicou o prefeito.
Sumidouro, cidade com aproximadamente 16 mil habitantes segundo o último censo, mas que o prefeito acredita já ultrapassar 20 mil moradores, possui características que a tornam um destino turístico promissor na região serrana. "Nós temos a maior cascata em queda livre do estado do Rio de Janeiro, são 127 metros de pura beleza de queda d'água, muito visitada", destacou Galileu, acrescentando uma peculiaridade climática da região: "Nosso município ainda tem uma vantagem: possuímos dois climas, com uma diferença da zona rural para o centro da cidade que chega até 6 graus. Então, quem quer sentir calor vai sentir, quem quer sentir frio também".
O prefeito enfatizou sua filosofia de gestão baseada na proximidade com os cidadãos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. "O município do nosso porte permite que o prefeito tenha um contato direto com a população, e é isso que a gente faz." Sempre falo que temos que dar voz àquele que não consegue chegar até nós. Quem consegue é muito fácil, mas a gente tem que dar voz àquele que é acamado, àquele que está fazendo um tratamento, àquele que não consegue passar para a gente a sua necessidade", ressaltou.
Ao encerrar a entrevista, Galileu enviou uma mensagem aos moradores de Sumidouro, reforçando seu compromisso com a transparência e acessibilidade.
"As pessoas sabem onde a gente mora, sabem que a gente trabalha de portões abertos, sabem que a gente está sempre visitando as escolas, visitando o hospital, sempre em contato e recebendo também as reclamações e as demandas daquilo que a gente precisa corrigir, que é muito importante, porque só ouvindo a população é que a gente faz uma boa gestão", concluiu o prefeito.

Por Robson Talber @robsontalber Repórter Oscar Muller @oscarmulleroficial
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!