GRES União da Ilha é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro

GRES União da Ilha é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro

Foi aprovado na Câmara Municipal em segunda e última discussão, projeto de lei de autoria da vereadora Vera Lins ( Progressistas), que tomba por seu valor histórico e sócio-cultural, o Grêmio Recreativo União da Ilha. De acordo com a parlamentar, a finalidade é a de preservar a cultura do samba, da música e da história nossa cidade.

 - A União da Ilha é considerada um marco na história do samba e tem forte ligação com os moradores e com o bairro da Cacuia, um dos quatorze que integram a Ilha do Governador, localizado na Zona Norte da cidade - disse.
   Fundada em 7 de março de 1953 pelos amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo que assistiam a apresentação de pequenas escolas de samba e blocos na Estrada da Cacuia, principal local de desfiles na época, decidiram que o bairro deveria ter uma escola de samba que representasse toda a comunidade.

- Antigamente o Carnaval da região era comemorado e festejado com banhos de mar à fantasia e desfiles de ranchos carnavalescos como o Caprichosos da Ilha, Nova Embaixada, Recreio da Ilha e o Embaixadores da Folia, que faziam a alegria dos moradores - explicou.

 Vera lembrou ainda  que o nome União da Ilha foi herdado do time de futebol dos fundadores, o União Futebol Clube, que tinha as cores azul, vermelho e branco em seu uniforme. A escola alterou seu nome para União da Ilha do Governador somente em 1960, quando foi aprovada para participar dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, tornando-se um marco da história do samba carioca.

Por Jornal da República em 29/05/2025
Aguarde..