Jovem candidato: Diego Zeidan lança campanha à presidência estadual do PT no Rio

Em evento realizado na Lapa, tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro, o jovem militante Diego Zeidan lançou oficialmente sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Se eleito, Zeidan poderá se tornar o presidente mais jovem da história do PT estadual do Rio.

Renovação com raízes populares

Durante o lançamento, Zeidan destacou que sua candidatura representa uma continuidade ao trabalho iniciado por Joãozinho, atual presidente estadual, também considerado jovem dentro da estrutura partidária. O candidato enfatizou a necessidade de o partido retornar às suas origens populares:

"O PT precisa retomar a sua origem, que surgiu junto com os sindicatos, junto com as igrejas, junto com o movimento estudantil. A gente tem que voltar pra favela, voltar para onde o povo tá", afirmou Zeidan em entrevista ao jornal Última Hora.

CNB Favela: movimento de reconexão com as bases

A candidatura de Zeidan está ligada à corrente CNB Favela, movimento interno do partido que busca reconectar o PT com suas bases populares. Alberes, apoiador presente no evento, destacou que a iniciativa surgiu como resposta a críticas sobre o distanciamento do partido de suas origens:

"O alto Rabelo ele saiu do PT e ele fez uma autocrítica justamente disso, da questão do PT ter deixado de ser aquele partido de base. Então a CNB Favela veio para isso, para tentar resgatar a militância de base, aquela militância em prol dos trabalhadores, em prol da melhoria do dia a dia de cada um", explicou.

Alinhamento com candidatura nacional

O evento também revelou o alinhamento de Zeidan com a candidatura de Washington Quaquá à presidência nacional do PT. O movimento CNB Favela, que apoia ambas as candidaturas, busca promover uma renovação no partido com foco na reconexão com as bases populares.

"Estamos fazendo agora com a CNB Favela, com a campanha minha, do Alberes, de Quaquá pra presidência nacional, para que a gente possa ter um partido mais popular, um partido ligado com as bases do povo na favela, na periferia, no campo, com os camponeses, com os trabalhadores e com os sindicatos", destacou Zeidan.

Mensagem aos petistas e à sociedade

Ao final do evento, o candidato deixou uma mensagem aos militantes do partido e à sociedade em geral:

"O PT é o único partido que surgiu dentro do povo, com seio do povo, e é o PT que tem possibilidade de transformar o Brasil como já transformou no primeiro governo Lula. Essa responsabilidade é grande, e cada militante agora nesse período vai escolher a presidência do partido. A política é o único caminho que transforma a sociedade, e essa transformação passa por cada um de nós, passa pelo Partido dos Trabalhadores e passa pelas nossas lideranças que cada vez mais transformam e lutam para transformar a sociedade."

O evento na Lapa, local histórico do Rio de Janeiro, foi escolhido simbolicamente por ter sido palco de um discurso do rapper Mano Brown ao então presidente Lula, anos atrás, quando o artista alertou sobre a necessidade de o partido retomar suas origens e sua conexão com as bases populares.

Por Robson Talber

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Editor do Ultima Hora Online e Jornal da República, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex- Secretário Municipal de Receita de Itaperuna-RJ, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Jornal da República Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Jornal da República em 14/05/2025
Aguarde..