Jovens ocupam Câmara de SP para exigir escolas livres de ultraprocessados

No Dia Internacional da Juventude, iniciativa une juventude, organizações e vereadores para garantir comida de verdade nas escolas paulistanas

Jovens ocupam Câmara de SP para exigir escolas livres de ultraprocessados

 

No Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, dezenas de jovens vão ocupar a Câmara Municipal de São Paulo para defender o fim dos ultraprocessados nas escolas públicas e privadas da capital. O movimento acontece durante o evento “Comida de Estudante”, organizado pelo Idec (Instituto de Defesa de Consumidores), Girl Up Brasil, que treina e inspira meninas ativistas pela justiça social; e pelos mandatos dos vereadores George Hato e Marina Bragante, autores do Projeto de Lei 344/2023, que visa proibir a venda e oferta de alimentos e bebidas ultraprocessados nas instituições de ensino do município.

A partir das 9h, representantes da juventude, parlamentares e organizações da sociedade civil se reúnem para debater o projeto de lei e reforçar a importância de garantir uma alimentação saudável para crianças e adolescentes paulistanos.

Na ocasião, o Idec — que há 38 anos atua em defesa de políticas alimentares que priorizem a saúde e o meio ambiente — apresentará pela primeira vez a “Tenda Comer Bem na Escola”, uma instalação lúdica que convida o público a imaginar um ambiente escolar livre de produtos ultraprocessados.

De acordo com o estudo “Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras (Caeb)”, nas cantinas de escolas particulares, alimentos ultraprocessados e preparações culinárias baseadas neles representam cerca de 50% das vendas, superando os alimentos in natura e minimamente processados. No comércio ambulante, a diferença é ainda mais gritante, chegando a 117%.

“O consumo de ultraprocessados está diretamente relacionado ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis na infância e adolescência. É urgente agir para transformar o ambiente alimentar escolar”, alerta Luiza Delazari, nutricionista consultora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.

Além dos debates, o evento também incluirá uma visita guiada à horta da Câmara Municipal, localizada na Câmara dos Vereadores, que atualmente conta com a produção de aproximadamente 500 kg de alimentos orgânicos distribuídos prioritariamente no centro da cidade. 

“Ter uma horta dentro da Câmara é simbólico: mostra que políticas públicas podem e devem cultivar saúde e sustentabilidade. É inspirador pensar em escolas onde o alimento de verdade esteja no centro das decisões”, destaca a vereadora Marina Bragante.

Apoiam o evento ACT Promoção da Saúde, Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável - Núcleo São Paulo, Cria Coragem, Engajamundo, Fórum CCNTs, Instituto Alana, Instituto Ibirapitanga, Instituto Liberta, Plan International Brasil.

Evento: Comida de Estudante

Quando: 12 de agosto (terça-feira)

Horário: 9h30 – 12h

Onde: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100

Agenda

9h30 – 12h | Tenda Comer Bem na Escola (instalação com jogos e atividades guiadas por monitores – entrada principal da Câmara)

10h – 11h | Audiência Pública “Comida de Estudante” (falas dos mandatos, Idec e representantes da juventude)

11h15 – 12h | Visita à horta (guiada pela vereadora Marina Bragante e pelo Idec)

 

Fotografia: André Bueno/CMSP (crédito obrigatório)

Por Jornal da República em 10/08/2025
Aguarde..