Nova secretária de Transportes revela estudo técnico e também promete reduzir tarifa do metrô

Priscila Sakalem afirma que estuda viabilidade de baixar passagem com responsabilidade fiscal

Nova secretária de Transportes revela estudo técnico e também promete reduzir tarifa do metrô

A nova secretária estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Priscila Sakalem, afirmou, em entrevista ao jornal RJ1, da TV Globo, que suas prioridades à frente da pasta serão a possível redução no valor da tarifa do metrô, a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica e a integração total entre os modais de transporte público da Região Metropolitana.

Especialista em Direito Tributário e integrante do governo estadual desde 2020, Sakalem assumiu o comando da secretaria após a exoneração de Washington Reis, em meio a uma disputa política entre o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. Antes da nomeação, ela chefiava a assessoria do Gabinete do governador.

Na entrevista, Priscila declarou que está sendo feito um estudo técnico sobre a possibilidade de reduzir o valor da passagem do metrô, atualmente em R$ 6,90. A medida chegou a ser anunciada por Washington Reis, com promessa de queda para R$ 4,90, mas acabou desmentida por Castro. Agora, Sakalem adota um tom mais cauteloso:

“A gente tem que fazer os estudos técnicos para ver a viabilidade com responsabilidade fiscal e operacional. Após cumpridas todas as etapas, nós verificaremos se é possível e quanto será possível essa redução. O compromisso desses estudos já está celebrado pelo governador Cláudio Castro.”

Outro foco da nova gestão é a integração entre os diferentes sistemas de transporte, incluindo o bilhete único estadual, o cartão municipal Já É, os trens da Supervia e o BRT. Segundo Sakalem, embora a unificação plena dos cartões ainda não tenha sido alcançada, os usuários continuarão a ter acesso ao benefício:

“A garantia que nós podemos dar à população é que o bilhete único vai continuar valendo. Por isso temos feito sucessivas conversas com o município do Rio: para garantir que o bilhete único funcione, ainda que nesse primeiro momento utilizando dois cartões, até que a gente conclua a etapa ideal, em que um cartão valha para todos os modais.”

A secretária também confirmou a intenção do governo estadual de licitar, pela primeira vez, as mais de 1.100 linhas de ônibus intermunicipais do Rio de Janeiro. O edital está previsto para ser lançado ainda no segundo semestre de 2025. A medida tem como objetivo dar maior transparência ao setor, aumentar a concorrência e melhorar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.

Com esse pacote de iniciativas, Priscila Sakalem busca consolidar uma gestão voltada à eficiência, à transparência e à acessibilidade no transporte público fluminense — uma área crítica e historicamente marcada por desafios operacionais e disputas políticas.

Por Jornal da República em 15/07/2025
Aguarde..