Posse da Comissão de Discriminação Racial da OAB Barra da Tijuca é marcada por episódio de racismo

Posse da Comissão de Discriminação Racial da OAB Barra da Tijuca é marcada por episódio de racismo

NOTA OFICIAL

A OAB Barra da Tijuca realizou, nesta segunda-feira, a posse da sua Comissão de Discriminação Racial, presidida pela advogada Sueli Beatriz. O evento, que deveria ser um marco no fortalecimento da luta contra o racismo, foi infelizmente marcado por declarações que causaram profunda indignação entre os presentes.

Durante a solenidade, o diretor da subseção, Luiz Antônio Bastos, afirmou que “não existe discriminação racial” no Brasil, sustentando que todos sofrem apenas “discriminação financeira”. A fala foi considerada ofensiva pelos advogados e convidados presentes, sobretudo pela comunidade negra, e gerou grande revolta no auditório. Após as manifestações de repúdio, o diretor deixou o local.

Na mesma ocasião, o neurocientista e fisioterapeuta Dr. Renato de Paula tomou posse como membro da Comissão. Em sua fala, destacou:
“Nós, negros, não negociamos os nossos princípios e valores democráticos. A nossa liberdade de expressão será garantida, não permitiremos o negacionismo e o racismo diante de nós. Abriremos portas que jamais serão fechadas, tomaremos lugares que antes nos foram negados e nos somaremos a tantos negros de sucesso. Racistas terão que nos suportar, porque nós seguiremos adiante.”

A Comissão de Discriminação Racial da OAB Barra da Tijuca informa que tomará providências diante do ocorrido, incluindo representação contra o advogado e diretor Luiz Antônio Bastos, por postura considerada incompatível com os valores institucionais da Ordem.

A OAB reafirma seu compromisso histórico com a defesa intransigente dos direitos humanos, com o combate ao racismo em todas as suas formas e com a promoção da igualdade e da justiça social.
 

Por Jornal da República em 24/09/2025
Aguarde..