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Recentemente, Fernanda Torres se envolveu em uma polêmica após gravar uma propaganda para a marca de chinelos Havaianas.
A campanha foi criticada por fazer politização devido à fala da atriz, já conhecida por suas críticas ao governo Bolsonaro e apoio a Lula nas eleições de 2022.

Coluna de Fernanda Torres / Folha de São Paulo
Desde 2021, a atriz é colunista da Folha de S.Paulo, onde publica textos de análise política e cultural.
Embora não seja oficialmente ligada a nenhum partido, um eixo constante dessas colunas é a crítica a Jair Bolsonaro e ao que ela define como uma “pulsão autoritária” no país.
Em março de 2023, Torres publicou o artigo “No clã Bolsonaro os diamantes são eternos como em 007", afirmando que as atitudes do ex-presidente são ”frutos do patriarcado em que a mulher é riqueza cobiçada”.
Nas eleições presidenciais de 2022, ela celebrou a vitória de Lula e descreveu o desfecho eleitoral como:
“Uma derrota do fanatismo e um gozo indescritível depois de quatro anos de angústia.”
Apoio a figuras e pautas do campo progressista
Em outro artigo de 2023, a atriz elogiou a atuação do então ministro da Justiça, Flávio Dino, atribuindo sua atuação como uma forma de “restaurar a estabilidade institucional”.
Este ano, após vencer o Globo de Ouro por sua atuação em Ainda Estou Aqui, a atriz recebeu uma mensagem pública de parabéns do presidente Lula.
Na ligação, Fernanda deu ênfase no papel político que o filme premiado desempenhou:
“A democracia merece esse filme”
Além do cinema, outro campo que Torres fez análises com críticas políticas foi o meio ambiente. Em um texto intitulado "As chuvas no Sul e o temor do apocalipse climático", ela relacionou o tema da crise à negligência política:
"Diante da desgraça do Rio Grande do Sul, espero que essas lideranças abandonem o populismo suicida negacionista e parem de incendiar o país".
A polêmica com a Havaianas: "Não comecem o ano novo com o pé direito”
No vídeo publicado nas redes sociais da marca, a mensagem de Fernanda Torres foi vista como forma de politização:
“Desculpa, mas eu não quero que vocês comecem 2026 com o pé direito.”, disse a atriz.
Influenciadores e perfis políticos se posicionaram contra a marca, acusando a campanha de carregar uma mensagem ideológica disfarçada.
Entre as reações mais comentadas esteve a de Eduardo Bolsonaro, que publicou um vídeo descartando pares de Havaianas.
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