Rede Biomangue apresenta plataforma inovadora de educação ambiental no InovaMar

Ferramenta imersiva alinha educação, tecnologia e sustentabilidade, fortalecendo políticas públicas e ODS

Rede Biomangue apresenta plataforma inovadora de educação ambiental no InovaMar

No último sábado (25/10), durante o evento InovaMar na Faetec Polo Rocinha, a Rede Biomangue marcou presença no painel de pitches de startups de Energia e Economia do Mar, apresentando uma plataforma digital imersiva voltada à educação ambiental e à ciência cidadã. A participação de Barbara Calmon, co-fundadora da Rede Biomangue, ocorreu a convite da professora e co-fundadora da GreenEnergy, Gláucia Vieira, e da coordenadora geral do InovaMar com Energia Rio, Carla Costa.

 

A iniciativa é promovida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) e do projeto Pista. O evento é gratuito e reúne tecnologia, inovação e inclusão social.

 

Barbara Calmon, educadora ambiental, gestora de projetos em inovação e sustentabilidade e co-fundadora da Rede Biomangue, apresentou aos alunos e ao público como foi o desenvolvimento do aplicativo, idealizado por estudantes do ensino médio-técnico sob sua orientação. A plataforma pode ser utilizada como ferramenta no projeto Escolas Azuis do Currículo Azul, alinhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 13 e 14, e também servindo de base para políticas públicas, ao democratizar o acesso à ciência cidadã de forma acessível e gamificada.

 

“O desenvolvimento da plataforma foi intenso e inspirador. Trabalhamos com estudantes em um projeto rápido, totalmente online, usando mentorias, lives e ferramentas de produtividade pelo Discord. Nosso objetivo é mostrar que a ciência pode ser divertida, prática e capaz de gerar soluções para o território e para o meio ambiente”, destacou Barbara Calmon.

 

O projeto da Rede Biomangue foi recentemente um dos finalistas do Hackathon da Nasa, promovido pela Hackathon Brasil, e os próximos passos incluem levar a iniciativa para a COP30, em novembro, e consolidar o piloto da plataforma.

 

Sobre Bárbara Calmon

Formada em Administração e Gestão Ambiental e atualmente cursando Governança Ambiental e Sustentabilidade, Bárbara atua na interseção entre educação, inovação e meio ambiente. Seu próximo objetivo é buscar parcerias e captar recursos para o desenvolvimento do projeto piloto e sua implementação em escolas e comunidades.

 

Sobre a Rede Biomangue

Fundada em 2019, a Rede Biomangue começou como uma ação local de limpeza e replantio em manguezais, envolvendo voluntários de todas as idades. Em 2025, a iniciativa evoluiu para uma plataforma digital inovadora, criada em parceria com estudantes, com foco em educação ambiental, monitoramento de manguezais e ciência cidadã. A Rede busca tornar a ciência acessível e engajar a comunidade em soluções ambientais sustentáveis.

 

SOBRE:

Para acompanhar mais sobre a Rede Biomangue, acesse o link: https://www.instagram.com/redebiomangue.

 

Por Jornal da República em 30/10/2025
Aguarde..