Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados (CDHMIR), presidida pelo deputado Reimont (PT-RJ), completa 30 anos de atuação e resistência.
Para marcar a data, Reimont conduz uma série de atividades comemorativas com o objetivo de destacar a trajetória histórica da Comissão como um dos principais espaços de defesa da vida, da democracia e da dignidade no Parlamento brasileiro.
“São três décadas de luta permanente contra o racismo, a violência de Estado, a intolerância, a fome e toda forma de violação de direitos. Celebrar essa história é reafirmar nosso compromisso com um Brasil que respeite e acolha todas e todos”, afirma Reimont.
Entre os dias 8 e 12 de dezembro, o Espaço Mário Covas, no Anexo II da Câmara, recebe a Exposição “30 anos da CDHMIR”, que apresentará um panorama histórico do colegiado e suas principais conquistas. Um dos destaques são os painéis bordados à mão que retratam os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, simbolizando o entrelaçar de memória, arte e resistência.
A agenda comemorativa culmina em 10 de dezembro, às 11h, com sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, em homenagem ao aniversário da Comissão e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado mundialmente em 10 de dezembro. Reimont destaca a importância do momento: “Não é apenas uma data no calendário. É um lembrete de que a democracia se sustenta na dignidade humana e a CDHMIR seguirá vigilante.”
Há três décadas, a Comissão reafirma sua missão: defender os que não têm voz, enfrentar injustiças e construir um país que respeite a pluralidade, a liberdade e a vida. Sob a presidência de Reimont, essa trajetória ganha novo fôlego, ampliando alianças e recolocando os direitos humanos no centro do debate público.
Para Reimont, o aniversário de 30 anos da CDHMIR não representa apenas uma data simbólica, mas a reafirmação de um compromisso civilizatório: “Aqui, nós reafirmamos todos os dias que direitos humanos não são um tema abstrato: são comida na mesa, acesso a documentos, acolhimento, vida sem violência, respeito à diversidade religiosa, à cultura e à dignidade de cada pessoa”.
Serviço
30 anos Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial
De 8 a 12 de dezembro - exposição “30 anos da CDHMIR”, no Espaço Mário Covas, Anexo 2. Abertura, às 11h.
10 de dezembro - sessão solene em homenagem aos 30 anos da CDHMIR e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!