Reimont pede bloqueio das redes de Nikolas Ferreira por insuflar neonazistas

Reimont pede bloqueio das redes de Nikolas Ferreira por insuflar neonazistas

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados (CDHMIR), deputado Reimont (PT-RJ), pediu nesta segunda-feira (15) ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a reiteração do pedido de investigação e bloqueio emergencial das redes sociais dos deputados federais Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer.

O novo ofício (nº 187/2025-P) reforça solicitação já encaminhada em 9 de setembro e destaca a gravidade dos fatos recentes revelados por reportagem da Folha de S.Paulo, publicada no dia 14. A matéria mostrou que grupos neonazistas brasileiros celebraram e apoiaram Nikolas Ferreira após um atentado contra o ativista norte-americano Charlie Kirk.

Para Reimont, a vinculação de parlamentares brasileiros a manifestações de grupos extremistas “representa risco ao regime democrático, ameaça à segurança pública e ofensa direta aos direitos humanos”. O documento ressalta que a liberdade de expressão não pode servir de escudo para a propagação de discursos violentos, antidemocráticos e alinhados a ideologias de ódio e perseguição.

O parlamentar solicita que o Ministério Público Federal investigue possível prática de crimes previstos na Lei 14.197/2021 (crimes contra o Estado Democrático de Direito), na Lei 7.716/1989 (crimes de racismo e apologia ao nazismo), além de outras infrações cabíveis. Também pede a suspensão imediata das contas em redes sociais dos dois deputados, como medida cautelar para interromper a disseminação de conteúdos que estimulam práticas antidemocráticas e encontram eco em grupos extremistas.

Por Jornal da República em 16/09/2025
Aguarde..