Semana do Dia M: Governo do Estado promove mobilização para combater o assédio nos transportes públicos

Ação nacional começou nesta terça-feira (02/12), no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca

Semana do Dia M: Governo do Estado promove mobilização para combater o assédio nos transportes públicos

Para combater o assédio nos transportes públicos, o Governo do Estado do Rio, por meio das secretarias da Mulher e de Transportes, vai promover, ao longo desta semana, ações em terminais, trens, metrô e barcas. A importunação e o assédio sexual nos transportes públicos são uma das formas mais recorrentes de violência enfrentadas por meninas e mulheres. De acordo com a pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica”, uma a cada quatro mulheres já foi vítima desse tipo de violência. Nesta terça-feira (02/12) aconteceu o Dia M: Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito, com uma ação nacional no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.


Ao longo da semana, vídeos serão exibidos em telões e monitores de trens, metrô e barcas, com mensagens educativas para fortalecer a rede de apoio e orientar vítimas e testemunhas sobre os canais de denúncia. A mobilização é realizada em parceria com o MetrôRio, a SuperVia e a Barcas Rio, ampliando o alcance das ações de conscientização.

-  O transporte público precisa ser um lugar seguro para todas. O Dia M nos lembra que a prevenção e a informação salvam vidas, e que o enfrentamento da violência contra mulheres passa pela integração de políticas públicas, parceiros e toda a sociedade. Estamos mobilizados para garantir que meninas e mulheres tenham o direito de circular com liberdade, dignidade e respeito - afirmou a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.

No Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, uma equipe da Secretaria da Mulher distribui materiais informativos e conversando com passageiros sobre como identificar, prevenir e denunciar situações de violência.

-  Quando falamos de mobilidade, não se trata apenas de deslocamento, mas de segurança, de dignidade e do direito básico de ir e vir sem medo. O número de mulheres que já sofreram importunação ou assédio durante seus trajetos é um alerta. O problema é estrutural e exige ação imediata e coordenada - ressaltou a secretária de Transportes, Priscila Sakalem.

Calendário de políticas públicas

A mobilização integra o calendário de políticas públicas e as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, reforçando o compromisso da Secretaria da Mulher em ampliar a proteção e promover os direitos das mulheres em todo o território fluminense.

Por Jornal da República em 08/12/2025
Aguarde..