Subprefeitura dos Grandes Complexos e Comlurb iniciam implantação de 150 contêineres de grande capacidade no Complexo da Penha

Com essas entregas, serão 450 novos contêineres em três complexos de favelas, melhorando a qualidade de vida de cerca de 200 mil pessoas

Subprefeitura dos Grandes Complexos e Comlurb iniciam implantação de 150 contêineres de grande capacidade no Complexo da Penha

 

A Subprefeitura dos Grandes Complexos, em parceria com a Comlurb, iniciou a implantação de 150 contêineres de lixo em diversas comunidades do Complexo da Penha, na Zona Norte. O objetivo é organizar o descarte de resíduos nas comunidades, manter as ruas mais limpas, evitar alagamentos e facilitar o controle de vetores. A iniciativa já beneficiou os complexos do Jacarezinho e Alemão, com a distribuição de cerca de 300 contêineres em pontos estratégicos nas duas regiões. 

- Estamos trabalhando para transformar os espaços públicos nas comunidades em locais onde os moradores se sintam bem, tenham mais saúde, dignidade e direitos iguais. Vamos estender a ação a outras áreas vulneráveis da cidade, promovendo, cada vez mais, melhores condições de vida para a população - ressaltou Marlí Peçanha, Subprefeita dos Grandes Complexos.

Os contêineres, de 1.200 litros, são próprios para o despejo automático dos resíduos diretamente nos caminhões da Comlurb e permitem a remoção mais rápida e eficiente, impedindo que fiquem expostos em via pública.

- Nesses pontos de coleta participativa, os moradores podem depositar o lixo  corretamente, evitando a degradação do ambiente e facilitando o recolhimento. Para isso, é importante a colaboração de todos - afirmou Jorge Arraes, presidente da Comlurb.

Ações e campanhas de conscientização

A Subprefeitura dos Grandes Complexos, com o apoio da Comlurb, também tem realizado, antes e após as implantações de contêineres, rodas de conversa e utilizado materiais educativos  para incentivar a organização nos territórios. 

O trabalho vem ganhando a adesão dos moradores e contribuindo também para evitar problemas ambientais, como  a contaminação do solo e de águas subterrâneas. Cerca de 200 mil pessoas que vivem nos três complexos são impactadas com a ação. 

Ecoponto no Complexo da Penha

Além da instalação de contêineres, o Complexo da Penha receberá em breve um novo Ecoponto no Parque Proletário, para evitar o acúmulo de lixo registrado em diversos pontos da comunidade e agilizar a remoção regular feita por caminhões da Comlurb. O local, na Estrada José Rucas, está sendo preparado para receber duas caixas compactadoras destinadas ao lixo domiciliar, além de duas caixas metálicas multiuso. O novo serviço funcionará 24 horas e irá beneficiar também a comunidade Vila Cruzeiro, vizinha do Parque Proletário.

Por Jornal da República em 26/06/2025
Aguarde..