Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Uma forte chuva de granizo impressionou moradores e causou estragos nas cidades de Valença e Rio Claro, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, na tarde e noite desta sexta-feira (25). Segundo a Prefeitura de Valença, mais de 150 famílias foram diretamente afetadas pela tempestade, considerada histórica para a região. Em alguns bairros, o acúmulo de gelo chegou a 50 centímetros, impedindo o acesso a residências e bloqueando trechos da RJ-143, estrada que liga Valença ao distrito de Conservatória.
“Chuvas que nunca aconteceram na nossa história de Valença”, declarou o prefeito Saulo Corrêa (MDB) em vídeo nas redes sociais.
De acordo com o município, os bairros e distritos mais atingidos incluem Varginha, Chica Cobra, Rancho Novo, Canteiro, Vale Verde, Santa Cruz, Aparecida, Chacrinha, João Bonito e Esteves. Em Conservatória, seis casas tiveram telhados danificados e uma pessoa precisou ser acolhida por familiares.
Granizo bloqueia rodovia e assusta motoristas
Imagens publicadas por moradores nas redes sociais mostram a pista da RJ-143 completamente coberta de granizo, o que forçou motoristas a parar seus veículos. “Olha a situação do carro. Não dá pra sair, está patinando. Tive que parar. Que chuvão, meu Deus. Nunca passei por isso”, disse um motorista em vídeo.
Retroescavadeiras da Secretaria de Serviços Públicos atuaram para liberar o trecho, que foi desobstruído por volta das 21h30. Em Pentagna, houve queda parcial de árvore, mas sem feridos. Já em Santa Isabel, a chuva foi mais leve e sem registro de granizo.
Mais de 150 casas danificadas
A Prefeitura de Valença estima que pelo menos 150 residências sofreram danos, muitas com perda total de telhados e móveis essenciais, como colchões e caixas d’água. O secretário de Assistência Social, Bernardo Machado, informou que todas as secretarias municipais foram mobilizadas em uma força-tarefa emergencial, com apoio da Defesa Civil e das subprefeituras.
“A Secretaria de Serviços Públicos precisou usar maquinário para liberar acessos às residências isoladas pelo granizo”, afirmou o secretário.
Atendimento às vítimas e reconstrução
Para organizar o atendimento às famílias afetadas, a prefeitura criou um canal exclusivo de comunicação via WhatsApp, o “Zap Social” (24 98155-2728). Por meio dele, moradores podem enviar nome, endereço e fotos dos prejuízos.
Durante a noite, a gestão municipal montou uma estrutura emergencial de apoio com CRAS, escolas e apoio de lideranças religiosas, caso fosse necessário acolher desabrigados. Até o momento, não houve necessidade de abrigos nem registro de feridos.
O prefeito Saulo Corrêa afirmou que a prefeitura vai adquirir telhas para ajudar as famílias a reconstruírem os telhados das casas.
Cadastro continua aberto
A Prefeitura de Valença reforça que o cadastro no Zap Social segue aberto neste sábado (26). As informações coletadas ajudarão a planejar a ampliação da força-tarefa de ajuda às famílias afetadas.
Via Agenda do Poder
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!