Traficante que ordenou ataque a delegacia morre em confronto com a polícia em São Gonçalo

George Vieira Sotelo, conhecido como G da Força, foi baleado ao chegar com seguranças na Favela Buraco da Cobra durante operação da 72ª DP

Traficante que ordenou ataque a delegacia morre em confronto com a polícia em São Gonçalo

Três homens morreram durante uma troca de tiros com policiais da 72ª Delegacia de Polícia (Mutuá), na Favela Buraco da Cobra, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, na sexta-feira (01). Entre os mortos está George Vieira Sotelo, o G da Força, de 39 anos, apontado como chefe do tráfico de drogas na Comunidade da Força G.

Segundo a Polícia Civil, George foi localizado ao chegar à comunidade acompanhado de cinco seguranças. Ao perceberem a presença dos agentes, houve confronto armado, que resultou na morte de três suspeitos. Outros dois homens foram presos, e um terceiro foi baleado e levado sob custódia a um hospital da região.

Trajetória criminosa e retaliações

G da Força ocupava a posição de liderança do tráfico na comunidade há 12 anos, desde a morte do então chefe Anderson Alves Ramalho, o Finho, em 2013, também morto em confronto com a polícia. De acordo com as investigações, George foi o mandante do ataque à viatura da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) em outubro de 2023.

O ato foi uma retaliação à prisão de dez traficantes durante uma operação da mesma delegacia. Na ocasião, dois criminosos em uma motocicleta atearam fogo em um veículo oficial estacionado.

Durante a operação desta sexta-feira, os agentes apreenderam dois fuzis — um deles com a letra G gravada, em referência ao apelido do traficante — além de uma pistola, drogas e duas motocicletas. Todo o material foi recolhido e será encaminhado para a perícia.

A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos com o tráfico na região.

Por Jornal da República em 03/08/2025
Aguarde..