Trump diz que adora Lula e garante apoio no combate ao crime organizado

Trump diz que adora Lula e garante apoio no combate ao crime organizado

Nesta terça-feira (2), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald J. Trump conversaram por telefone durante cerca de 40 minutos e trataram de temas centrais da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos: comércio, economia e cooperação no combate ao crime organizado.

O encontro virtual marca uma guinada após o chamado “tarifaço”. Os Estados Unidos decidiram retirar a sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas — uma medida considerada pelo governo brasileiro como um sinal positivo para destravar as exportações. Apesar disso, o Brasil destacou que ainda há uma parcela significativa de produtos sujeitos a tarifas e pediu que Washington acelere novas rodadas de negociação.

No campo da segurança, o presidente brasileiro ressaltou as recentes operações contra facções criminosas, com o objetivo de sufocar financiamentos e desarticular redes com ramificações internacionais. Lula solicitou apoio dos Estados Unidos para ampliar o alcance dessas ações no exterior. Trump, por sua vez, afirmou ter total disposição para trabalhar em conjunto com o Brasil e garantiu comprometimento com iniciativas de combate ao crime organizado.

Segundo a Presidência brasileira, os dois líderes devem retomar o diálogo em breve para acompanhar o avanço dos acordos econômicos e das ações de segurança conjunta. O momento sinaliza uma reaproximação diplomática pautada no pragmatismo, com foco tanto no crescimento econômico quanto em um esforço coordenado para enfrentar desafios transnacionais, como lavagem de dinheiro, tráfico e armas ilegais.

 

Fonte: Brasil247

Por Jornal da República em 03/12/2025
Aguarde..