Vigilância Sanitária apreende 885 kg de alimentos impróprios e interdita supermercado em Guarus

Fiscalização encontrou produtos vencidos, falhas de higiene e presença de roedores no estabelecimento

Vigilância Sanitária apreende 885 kg de alimentos impróprios e interdita supermercado em Guarus

A Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes apreendeu 885 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano durante uma fiscalização realizada nesta terça-feira (23) em um supermercado localizado no bairro Cidade Luz, em Guarus. Diante das irregularidades encontradas e da reincidência das infrações, o estabelecimento foi interditado.

Durante a inspeção, os agentes identificaram diversos produtos armazenados em desacordo com as normas sanitárias. Entre os itens apreendidos estavam carnes, linguiças, cereais, laticínios e outros alimentos com prazo de validade vencido ou mantidos fora da temperatura recomendada para conservação.

A equipe da Vigilância Sanitária também encontrou condições inadequadas de higiene nas áreas de armazenamento de alimentos. Foram constatados acúmulo de sujeira em setores destinados à guarda de legumes, verduras, frutas e outros produtos alimentícios.

Além das irregularidades relacionadas ao armazenamento e à conservação dos alimentos, os fiscais verificaram a presença de roedores mortos nas dependências do supermercado e insetos vivos e mortos em recipientes utilizados para armazenar temperos naturais.

Segundo a diretora da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, as infrações representam risco imediato à saúde da população e são consideradas extremamente graves pelas normas sanitárias e pela legislação de defesa do consumidor.

Todo o material considerado impróprio para consumo foi recolhido e encaminhado para descarte no aterro sanitário. A Vigilância Sanitária não divulgou o nome do estabelecimento fiscalizado.

Por Fabrício Freitas VIA URURAU
 

Por Jornal da República em 28/06/2026
Aguarde..