Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em 23 de setembro de 2025, uma emenda que recria a chamada “gratificação faroeste”, benefício que prevê pagamento extra para policiais civis que matarem suspeitos em confrontos.
O novo dispositivo foi inserido em um projeto de lei que altera a estrutura da Polícia Civil e modifica a Lei Orgânica do estado. De acordo com o texto aprovado, o governador poderá conceder uma premiação em dinheiro, que varia entre 10 % e 150 % do salário do policial, quando houver “neutralização de criminosos” ou apreensão de armas de grande calibre ou de uso restrito durante operações policiais.
A proposta de separar a gratificação do projeto original, para que fosse votada de forma independente, foi rejeitada por 47 votos a 15. Com isso, o texto segue agora para sanção ou veto do governador estadual, que definirá se regulamentará a medida.
No mesmo dia da votação, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), fez um discurso de cerca de 15 minutos no plenário. Durante sua fala, ele criticou adversários políticos — entre eles o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) — e atacou o comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes.
Fonte: Veja
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!