Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Presidente Lula e ministra Esther Dweck participam de evento do Governo Digital, em julho do ano passado
O Brasil está entre os países mais avançados em relação ao Governo Digital do mundo segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O reconhecimento está no Índice de Governo Digital , divulgado esta semana pela instituição internacional. Em 2025, a nota do país foi 0,79, uma evolução em relação a 2023, quando a nota foi de 0,62. O Brasil e o Chile tiveram as melhores notas na América.
"Temos um olhar focado em melhorar a experiência do cidadão quando o assunto é governo digital e esse resultado no índice da OCDE é reflexo disso", afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços (MGI), Rogério Mascarenhas. "O trabalho para melhorar a qualidade do GOV.BR, de ampliação da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a construção da Infraestrutura Estrutura Nacional de dados, a chamada 'Base de Dados do Brasil', fazem parte desse esforço do Governo do Brasil", complementou.
Outro ponto positivo revelado pelo estudo é que o Brasil segue acima da média dos países da OCDE, que foi de 0,692. Além disso, o país evoluiu em todas as seis dimensões avaliadas pelo índice, sendo que a evolução mais expressiva ocorreu nas áreas de governo aberto por padrão e centrado no usuário. As dimensões são:
- Digital desde a concepção;
- Setor público orientado por dados;
- Governo como Plataforma;
- Aberto por padrão;
- Centrado no usuário; e
- Proatividade.
Confira na tabela abaixo os resultados do Brasil nas seis dimensões:

.
O Índice de Governo Digital avalia os esforços dos governos para estabelecer as bases necessárias para alcançar uma transformação digital coerente e centrada nas pessoas. Para o atual estudo, os dados foram coletados no primeiro semestre de 2025, abrangendo políticas e iniciativas de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.
GOV.BR
Atualmente, a plataforma desenvolvida pelo Governo do Brasil para promover a transformação digital possui mais de 173 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e outros 8.300 serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil da pessoa usuária, sejam ela uma pessoa estudante, agricultora, turista, empreendedora e trabalhadora.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!