Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O encontro reuniu autoridades nacionais e internacionais para debater os rumos da cooperação entre os países do bloco, com foco em governança global, inovação e diálogo intercultural.
Durante a programação, foram lançadas duas publicações de destaque:
A Grande Cooperação dos BRICS: Forças de Estabilidade e Progresso em um Século de Mudanças
Relatório de Pesquisa 2025 sobre a Cooperação dos BRICS na Nova Era do Desenvolvimento Global
Além do fórum principal, a programação contou com quatro fóruns paralelos, realizados no período da tarde, que abordaram os seguintes temas:
Promoção de uma Governança Global Justa e Equitativa
Salvaguarda de um Sistema Comercial Multilateral Livre e Aberto
Promoção da Modernização por Meio da Inovação
Construção de um Mundo Harmonioso de Civilizações Diversas
A delegação brasileira contou com expressiva participação de representantes do setor marítimo, incluindo o Comandante Marcelo Felipe Alexandre, Subsecretário da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (SEENEMAR); o jornalista David Antunes, Coordenador de Assuntos Institucionais do Gabinete do Deputado Estadual Samuel Malafaia; Nilson Xavier Ferreira, Vice-presidente do Conselho de Logística e Comércio Internacional da Federação das Câmaras de Comércio Exterior ("FCCE"); Dr. Adair Carneiro, presidente da FCCE, as tripulantes da Transpetro e representantes do coletivo Mulheres Aquaviárias, Cristiane dos Santos Silva e Glauce dos Santos Silva; Márcia Wu, Vice-presidente da Câmara de Comércio de Zhejiang; Dra. Márcia Correia, Procuradora do Banco Central; Patrícia Cárceres, representante da BPW Rio de Janeiro – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais; Dr. Renato Freitas, da Fundação Oficial de Apoio e Pesquisa da Polícia Civil (FAEPOL); e Nathália de Oliveira Souza, advogada maritimista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval.
O evento destacou a importância da articulação multilateral promovida pelo BRICS diante dos desafios do século XXI, reafirmando o compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, equitativa e baseada na cooperação entre os povos.
Por David Antunes e Nathalia Oliveira
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!