Cláudio Castro dá as boas-vindas a 504 novos soldados da Polícia Militar

Solenidade de Incorporação de 504 novos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (Rafael Campos)

Cláudio Castro dá as boas-vindas a 504 novos soldados da Polícia Militar

Os mais de 1 mil recrutas em formação estarão aptos para patrulhar em 2026

O governador Cláudio Castro participou, na sexta-feira (30/05), da cerimônia de incorporação de 504 novos soldados da Polícia Militar, realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. Com o ingresso dos novos soldados, estão em formação no CFAP 1.033 recrutas, que estarão aptos para atuar em missões de patrulhamento em 2026.

 

Durante seu discurso, o governador destacou que a incorporação dos militares representa mais um importante reforço no efetivo policial, ampliando a segurança no Estado do Rio de Janeiro. Isso é possível graças aos investimentos históricos em segurança pública, que ultrapassam os R$ 4,5 bilhões, garantindo a modernização dos equipamentos e a melhora das condições de trabalho dos agentes.

– É uma honra liderar o Estado do Rio de Janeiro nesse tempo de reconstrução. Estamos investindo no policial e em tudo que proporciona ao policial a oportunidade de fazer o seu melhor trabalho, que é infraestrutura, logística e treinamento. Reitero meu compromisso, vamos chamar 4 mil policiais deste concurso. Em 2026, vem um novo concurso, para que novas pessoas tenham a oportunidade de ingressar nessa corporação – declarou o governador.

Em agosto e outubro deste ano, ainda serão incorporados um total de 1 mil candidatos aprovados. Esse novo grupo será convocado assim que as obras de recuperação de duas companhias do CFAP estiverem concluídas. As reformas foram iniciadas em novembro de 2024 e estão orçadas em R$ 1,5 milhão.

O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, enfatizou que esse é mais um passo para diminuir o déficit de efetivo da PMERJ.

– Já cumprimos essa primeira etapa com sucesso. Agora, avançamos para a segunda etapa, que é a reestruturação das companhias dos nossos CFAPs. Uma delas recebeu 529 alunos em fevereiro, e a outra vai receber a turma que hoje se apresenta. No segundo semestre, as duas companhias reformadas vão possibilitar a convocação de mais mil alunos. Em breve, nosso CFAP estará apto para formar 2 mil alunos simultaneamente – disse o secretário.

Por Jornal da República em 03/06/2025
Aguarde..