Deputado pergunta se colega pode estar armado no plenário – 18/11/2025 – Brasília Hoje

Deputado pergunta se colega pode estar armado no plenário – 18/11/2025 – Brasília Hoje

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) questionou, durante a votação do PL Antifacção no plenário da Câmara, na noite desta terça-feira (18), se um parlamentar poderia estar armado no local, ainda que fosse um membro de forças de segurança ou secretário de Segurança.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), respondeu que isso não era permitido.

Segundo integrantes da bancada do PSOL, a suspeita de Glauber era sobre o relator do PL Antifacção, Guilherme Derrite (PP-SP), que é deputado e secretário de Segurança Pública em São Paulo, no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Procurada pela reportagem, a assessoria de Derrite afirmou que ele não estava armado e que, por ter experiência como deputado, sabe que isso é proibido.

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

“Eu queria perguntar se existe alguma autorização especial da Mesa Diretora para que algum parlamentar possa estar armado com arma de fogo no plenário. E, se não existe essa autorização, qual é a consequência de um deputado, ainda que seja seja agente de segurança ou secretario de Segurança, estar armado no plenário da Câmara. Se isso configura uma ação ilegal”, questionou Braga a Motta.

“É proibido porte de arma de qualquer espécie nos edifícios da Câmara e suas áreas adjacentes, constituindo infração disciplinar e contravenção o desrespeito a essa proibição”, respoondeu o presidente da Casa.

Glauber, então, questionou o que aconteceria em caso de denúncia nesse sentido.

“Nós iremos cumprir ntegralmente o regimento que garante que nenhum parlamentar pode estar armado nas dependências da Câmara, principalmete no plenário”, disse Motta.

 

Por Jornal da República em 18/11/2025
Aguarde..