Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
“Falha de motor” foram as últimas palavras do piloto do voo da Air India AI171 para a torre de controle antes da queda nesta quinta-feira (12), segundos após a aeronave decolar do aeroporto de Ahmedabad. A informação foi dada pelo jornal inglês “Express”.
De acordo com o jornal, o controlador de voo não teve tempo de responder ao piloto da Air India. Nenhuma gravação da conversa entre o voo AI171 e a torre de controle foi divulgada oficialmente. Ainda não há informações sobre a causa da queda.

Pedaço de asa do avião AI171 da Air India em meio a destroços após queda em Ahmedabad, na Índia, em 12 de junho de 2025. (Foto: REUTERS/Amit Dave)
A polícia afirmou que 240 pessoas morreram, entre passageiros, tripulantes e moradores locais que estavam em solo — as autoridades locais chegaram a divulgar 294 mortes, mas revisaram o número para baixo. A polícia local afirmou também a agências de notícias que pelo menos uma pessoa a bordo do avião sobreviveu à queda.
A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, caiu em uma área residencial próxima ao aeroporto, segundo a autoridade indiana de aviação. O voo tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.
Segundo autoridades indianas, havia um total de 242 pessoas a bordo, sendo 232 passageiros e dez membros da tripulação. A maioria dos passageiros, 169 deles, tinha nacionalidade indiana.
Queda do avião
Segundo a plataforma de monitoramento de voos FlightRadar24, o avião perdeu a comunicação logo após decolar, a uma altura de cerca de 190 metros em relação ao solo. Vídeos que registraram a queda mostram como a aeronave parece perder tração logo após decolar.
Sobrevivente
Após a queda, autoridades de saúde afirmaram a agências de notícias haver pelo menos um sobrevivente. Segundo disse o chefe da polícia de Ahmedabad à agência de notícias asiática ANI, um passageiro sobreviveu e saiu caminhando do local da queda e outro estava no hospital.

Homem que relatou ao jornal indiano “Hindustan Times” ter sobrevivido à queda de um Boeing 787 na Índia, em 12 de junho de 2025. (Foto: Reprodução/ Hindustan Times)
O jornal local “Hindustan Times” entrevistou um homem ferido que afirmou ter sobrevivido à queda. Além disso, imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem caminhando com ferimentos no rosto que, segundo as postagens, trata-se de um sobrevivente.
Todas as operações no aeroporto de Ahmedabad foram suspensas. A Air India informou que feridos estão sendo levados para hospitais na região e que está cooperando com as autoridades que investigam a queda.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!