Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
As férias de janeiro chegaram, e o Rio de Janeiro reúne cenários e atrações perfeitos para aproveitar o período, com diversas opções de passeios para curtir com toda a família. O MetrôRio preparou um roteiro com dicas de lugares para visitar utilizando o metrô. Que tal conhecer o Cristo Redentor, visitar a Ilha da Gigóia, aproveitar as praias da Zona Sul, fazer um piquenique na Quinta da Boa Vista, caminhar pelo Boulevard Olímpico, curtir a vista do Aterro do Flamengo e da Lagoa Rodrigo de Freitas, conhecer o Parque Guinle ou os Jardins do Museu da República, além de conferir a programação do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ)?
A concessionária orienta ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas.
Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária neste link: Link
Confira as dicas de passeios no Rio utilizando o metrô:
Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ): localizado no Centro da cidade, o espaço recebe uma exposição gratuita e interativa que celebra a obra de Maurício de Sousa, cartunista responsável pela criação de mais de 400 personagens e que completou 90 anos em 2025. A mostra recria cenários do fictício Bairro do Limoeiro, com as casas animadas de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, o universo rural de Chico Bento e Vó Dita, e ambientes como o cemitério da Turma do Penadinho, a nave do Astronauta e a casa do Louco.
Na exposição, o público pode interagir com diferentes atrações, como a máquina do tempo do personagem Franjinha, “colorir” imagens projetadas e entrar no quarto da Mônica. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, próximo às estações Carioca/Centro e Uruguaiana/Centro.
A exposição pode ser visitada de quarta a segunda, das 9h às 19h, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos com horário marcado pelo site: Link, liberados na segunda-feira anterior, ou por meio de ingressos do dia, disponíveis diariamente a partir das 9h pelo site, totens ou bilheteria.
Cristo Redentor: O Cristo Redentor é considerado um dos mais importantes símbolos da cidade do Rio de Janeiro. O monumento recebe turistas do mundo inteiro, que o elegeram, em 2007, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Os visitantes têm duas formas de chegar ao Cristo Redentor. A primeira delas é utilizando as Linhas 1, 2 ou 4, com desembarque na estação Largo do Machado. Na segunda alternativa, os visitantes devem usar as linhas 1 e 4, com desembarque na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e seguir até a Praça do Lido, no mesmo bairro. Nos dois casos, os visitantes têm acesso ao serviço de vans oficiais, que realizam o transporte até o Parque Nacional da Tijuca, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.
Praia de Copacabana: A “Princesinha do Mar” é uma das praias mais famosas do mundo e recebeu este nome em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana. O famoso desenho de ondas em suas calçadas de pedras com inspiração portuguesa foi concebido no século XIX. A orla abriga diversos pontos turísticos em sua extensão, entre eles as estátuas em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e ao cantor e compositor Dorival Caymmi. Para chegar à praia, os clientes devem pegar o metrô e descer numa das seguintes estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos ou Cantagalo. Na saída, caminhar em direção à orla.
Quinta da Boa Vista: localizado em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o espaço é um dos maiores parques urbanos da cidade e uma opção perfeita para um piquenique com toda a família. Com cerca de 155 mil metros quadrados de área verde, a Quinta da Boa Vista já foi residência da Família Real e conta com jardins, grutas artificiais e quadras poliesportivas. A visitação pode ser feita diariamente, das 6h às 18h, com entrada gratuita. Na área do parque, está localizado também o zoológico BioParque do Rio. Para chegar de metrô, utilize a Linha 2 e desça na Estação São Cristóvão, que fica em frente ao parque.
Boulevard Olímpico: um dos legados das Olimpíadas de 2016, o boulevard abrange toda a orla do Centro: do Porto Maravilha, passando pela Praça Mauá até a Orla Conde. Os visitantes podem descer na Estação Uruguaiana/Centro e seguir pela Avenida Presidente Vargas em direção à Praça da Candelária e, depois, esticar o passeio pela orla para conhecer a Pira Olímpica, os Museus do Amanhã e Museu de Arte do Rio (M.A.R),a roda gigante e ainda o maior Aquário Marinho da América do Sul.
Aterro do Flamengo: com vista para os pontos turísticos mais famosos do Rio, como o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, o Aterro do Flamengo é uma ótima opção de lazer para todos os gostos. Entre as dicas de atividades, piqueniques, andar de bicicleta, caminhar ou jogar bola em uma das quadras esportivas e ainda dá pra conhecer a prainha da Glória. O parque abriga o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio) e fica localizado na Avenida Infante Dom Henrique, s/nº. Aos domingos, o trânsito é bloqueado, ampliando o espaço destinado à área de lazer. Para chegar ao parque do Aterro do Flamengo de metrô, basta descer na estação da Glória ou Largo do Machado e caminhar cerca de 10 minutos.
Parque Guinle: localizado em Laranjeiras, na Zona Sul, o espaço é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Além de ter uma área verde encantadora, o Parque Guinle tem diversos espaços para piquenique, parquinho com vários brinquedos para os pequenos e lindo lago com patos. O parque fica na Rua Paulo César de Andrade, com entrada pela Rua Gago Coutinho. Para chegar é bem fácil. É só descer na Estação Largo do Machado e caminhar uns cinco minutos.
Jardins do Museu da República: localizado no bairro do Catete, o espaço é um lugar lindo e uma ótima opção de passeio para as crianças. O Museu da República, conhecido como Palácio do Catete, transborda cultura, com cinema, várias exposições, café e eventos literários, além de um lindo jardim com lago, esculturas, gramado e muitos bancos para ler um livro ou conversar. O museu fica ao lado da Estação Catete do metrô e próximo do Aterro do Flamengo.
Lagoa Rodrigo de Freitas: com uma paisagem encantadora, o cartão-postal fica às margens das avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, no bairro da Lagoa, e reúne diversos atrativos, como o pedalinho, o Parque da Catacumba e o Parque dos Patins. O lugar é perfeito para uma pedalada com as crianças, um piquenique ou sessões de contação de história, entre outras atividades ao ar livre. Para chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas de metrô, o passageiro pode desembarcar na Estação Cantagalo e caminhar em direção à Avenida Epitácio Pessoa ou descer na Estação General Osório e seguir pelo acesso E (Lagoa).
Ilha da Gigóia: um lugar ideal para quem busca um programa diferente com a família. Localizada na Barra da Tijuca, a Ilha da Gigóia, chamada de “Veneza Carioca”, tem acesso apenas por barco e oferece uma atmosfera tranquila, com ruas sem carros e cercada por muita natureza. Para chegar, utilize a Linha 4 do MetrôRio e desça na Estação Jardim Oceânico, pelo Acesso A (Lagoa), que fica próximo ao ponto de travessia até a Ilha.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!