Ibaneis e Michelle Bolsonaro lideram pesquisa para Senado em 2026, Celina tem larga folga para governadora

Ibaneis e Michelle Bolsonaro lideram pesquisa para Senado em 2026, Celina tem larga folga para governadora

Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram disputa ao Senado no Distrito Federal, aponta pesquisa Paraná divulgada nesta quinta-feira (4). Segundo o levantamento, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 36% das intenções de voto, enquanto o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem 35,6%, praticamente empatados dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada entre 23 e 27 de agosto com uma amostra de 1.510 eleitores do Distrito Federal, apontando que, se a eleição para duas vagas ao Senado fosse hoje, Michelle e Ibaneis seriam eleitos.

No cenário estimulado, outros candidatos pontuam mais atrás, com Leila do Vôlei (PDT) com 25,4%, Érika Kokay (PT) com 22,8% e Fred Linhares (Republicanos) com 22,1%, todos tecnicamente empatados na margem de erro. O desembargador aposentado Sebastião Coelho (Novo) soma 8,1%, Bia Kicis (PL) tem 7,7% e Rosilene Corrêa (PT) 4%. Entre os entrevistados, 7,5% disseram que votariam nulo ou branco e 3,8% não souberam opinar.

O cenário evidencia a força política da direita no Distrito Federal, com Michelle e Ibaneis despontando como favoritos para as duas cadeiras ao Senado que estarão em disputa nas eleições de 2026. Ter maioria no Senado é apontado como prioridade para setores da extrema-direita, que buscam influenciar decisões contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive com a ameaça ou pedidos de impeachment. O ex-presidente Jair Bolsonaro já declarou publicamente que, com maioria no Congresso, mudaria o destino do Brasil.

Este levantamento confirma a continuidade da influência eleitoral dos dois políticos no Distrito Federal, refletindo seus espaços consolidados no eleitorado. A pesquisa Paraná Pesquisas, com alta confiança estatística, reforça o protagonismo de Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha na corrida para o Senado em 2026.

Dados detalhados da pesquisa Paraná Pesquisas (Agosto de 2025)

Candidato Partido Intenção de Voto (%)
Michelle Bolsonaro PL 36,0
Ibaneis Rocha MDB 35,6
Leila do Vôlei PDT 25,4
Érika Kokay PT 22,8
Fred Linhares Republicanos 22,1
Sebastião Coelho Novo 8,1
Bia Kicis PL 7,7
Rosilene Corrêa PT 4,0
Nulo/Branco/Não sabe 11,3

A pesquisa reforça um quadro polarizado com candidatura de direita forte no DF, e a expectativa de que Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha sejam nomes importantes no Senado com possibilidade real de vitória nas eleições de 2026.

Mesmo com Arruda, Celina tem larga folga para governadora, diz Paraná Pesquisa

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) lidera com folga a disputa para o governo no DF em 2026, diz Paraná Pesquisas. A Vice-governadora tem 37,2% das intenções de voto mais que o dobro do ex-governador José Roberto Arruda, com 16%. Arruda ainda depende da sanção de uma lei aprovada pelo Congresso que pode permitir sua candidatura. Atualmente ele está inelegível depois de condenado por corrupção.

Leandro Grass (PV), aparece em terceiro com 9,7% das intenções de votos.

O Paraná Pesquisas testou os seguintes nomes com estes resultados:

Celina Leão (PP) – 37,2%;

José Roberto Arruda (PL) – 16%;

Leandro Grass (PV) – 9,7%;

Izalci Lucas (PL) – 9,0%;

Paula Belmonte (Cidadania) – 6,0%;

Ricardo Cappelli (PSB) – 5,2%;

nenhum/brancos/nulos – 11,5%;

não sabem – 5,5%…

A pesquisa ouviu 1.510 eleitores do Distrito Federal de 23 a 27 de agosto de 2025. A margem de erro aproximada é de 2,6 pontos percentuais.

Por Jornal da República em 04/09/2025
Aguarde..