Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu nesta quinta-feira (3) a presidência rotativa do Mercosul, durante a Cúpula de Chefes de Estado do bloco, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A transferência do cargo foi feita pelo presidente argentino, Javier Milei, com quem Lula trocou breves discursos e um cumprimento cordial ao final do encontro.
A chefia do Mercosul é alternada entre os países-membros a cada seis meses. A próxima reunião de cúpula já está marcada para o final do ano e será sediada no Brasil.
Em sua fala, Lula agradeceu à Argentina pelo trabalho desempenhado nos últimos meses e afirmou que o novo semestre será de “muito trabalho”. Ele destacou ainda que o apoio do Mercosul e de outros países da América do Sul será fundamental para a realização da COP 30, prevista para novembro, ressaltando os desafios atuais enfrentados pelo multilateralismo e pelas instituições internacionais.
Entre os compromissos assumidos, Lula afirmou que avaliará com atenção a proposta apresentada por Milei de criar uma agência do Mercosul voltada ao combate ao crime organizado. O presidente brasileiro também se comprometeu a dar seguimento à Declaração sobre Integração e Segurança Energética do bloco.
Durante o discurso, Lula condenou a exploração de minérios nas Ilhas Malvinas por parte do Reino Unido, reafirmando a posição brasileira em apoio à soberania argentina sobre o território.
“Como disse na reunião do Foro Celac-China, em Pequim, cabe somente a nós mesmos decidir se seremos grandes ou pequenos. Temos tudo para desempenhar um grande papel na construção de um mundo mais justo e sustentável”, afirmou o presidente.
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!