Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Lewandowski manda PF investigar mulher que gritou 'Lula ladrão' e internet vai à loucura: "liberdade de expressão virou crime?
Cidadã que usou megafone perto da casa do presidente pode enfrentar processo criminal, enquanto brasileiros se perguntam se criticar políticos agora dá cadeia. Parece que o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu mandar a Polícia Federal investigar uma mulher que teve a audácia de gritar "Lula ladrão" perto da casa do presidente. Como diria minha avó: "quem tem telhado de vidro não joga pedra no do vizinho", mas parece que alguns políticos têm a pele mais fina que papel de cigarro!
A história é a seguinte: uma dona de casa estava passando de carro pelo bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde o presidente tem residência, quando pegou um megafone e soltou a voz. Dois agentes da PF que estavam por ali ouviram o grito e, mais rápido que pimenta em olho de cego, anotaram a placa do carro e foram atrás da mulher.
Quando os agentes chegaram à casa dela, a senhora confessou o "crime hediondo" de ter expressado sua opinião. Ela disse que "foi tomada por um impulso irracional" e que se arrependia "profundamente do ocorrido". Gente, ela não assaltou um banco, só gritou três palavras! Como diria meu tio do interior: "tá fazendo tempestade em copo d'água"!
O mais engraçado (ou triste, dependendo do seu ponto de vista) é que o Código Penal brasileiro realmente prevê penas mais duras para crimes contra a honra quando a vítima é o Presidente da República. As penas podem chegar a três anos de detenção. Três anos! Dá para aprender a falar mandarim, fazer um curso de gastronomia e ainda sobra tempo para maratonar Game of Thrones inteiro!
E não é que o ex-ministro Flávio Dino já tinha avisado? Em entrevista ao jornalista Juca Kfouri, ele disse: "Aqueles difamadores, caluniadores, que dizem assim: 'Lula é ladrão', estão cometendo um crime". Parece que no Brasil, chamar político de ladrão virou crime, mas os escândalos de corrupção continuam aparecendo mais que comercial de Black Friday em novembro!
O STF anulou todas as condenações do presidente Lula nos processos da Lava Jato, alegando parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. Como diz aquele velho ditado: "a justiça tarda, mas não falha"... ou será que às vezes falha também? Não sei, não sou advogado, sou apenas um apresentador tentando entender esse Brasil!
O que sei é que nas redes sociais a galera não perdoou. Um usuário do Twitter escreveu: "Então agora não posso nem reclamar de político? Pensei que vivíamos numa democracia!" Outro comentou: "Se investigassem a corrupção com o mesmo empenho que investigam quem critica o governo, o Brasil seria a Suíça!"
A questão que fica é: onde termina a liberdade de expressão e começa o crime contra a honra? É como aquela piada do elefante na sala de porcelana – todo mundo vê o problema, mas ninguém sabe como lidar com ele sem quebrar tudo!
Enquanto isso, a dona de casa investigada provavelmente está em casa pensando: "da próxima vez, vou apenas acenar educadamente". Como diria minha mãe: "quem não tem cão, caça com gato", mas no Brasil de hoje, parece que nem o gato dá mais para usar!
E você, o que acha dessa história? Liberdade de expressão em risco ou respeito necessário às autoridades? Deixe seu comentário abaixo e vamos continuar esse papo! Afinal, como diz o ditado: "em boca fechada não entra mosquito"... mas também não sai opinião!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!