MPRJ denuncia MC Poze por tortura e sequestro de empresário

MPRJ denuncia MC Poze por tortura e sequestro de empresário

Funkeiro e mais nove são acusados de agredir e manter ex-empresário em cárcere. MP pede prisão preventiva diante da gravidade dos crimes

Justiça investiga MC Poze após declarações e shows polêmicos

Poze do Rodo - Créditos: Instagram/ @pozevidalouca

Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o funkeiro MC Poze, nome artístico de Marlon Brendon Coelho, por tortura e extorsão mediante sequestro do ex-empresário Renato Medeiros. O caso ocorreu em 2023 e envolveu a participação de outros nove denunciados, segundo informações do g1.

A denúncia foi apresentada com base em provas que indicam que Poze e seus amigos atuaram de forma coordenada para agredir a vítima, com o objetivo de forçá-la a confessar o suposto roubo de uma joia — o que nunca foi comprovado, de acordo com o Ministério Público.

Como foi a agressão sofrida por Renato Medeiros?

De acordo com a investigação conduzida pela 42ª DP (Recreio), Renato foi mantido em cárcere por ao menos uma hora e meia, onde sofreu socos, chutes, agressões com arma artesanal feita de madeira e pregos, e ainda foi queimado com cigarros acesos.

Em entrevista ao g1, Renato relatou que chegou a ter marcas de queimadura dentro da orelha, além de fraturas e lesões extensas que foram documentadas nos autos da investigação.

Por que o MP pediu a prisão preventiva de MC Poze?

A promotoria solicitou a prisão preventiva de MC Poze e outros seis envolvidos, com o objetivo de garantir a ordem pública, a instrução criminal e a aplicação da lei penal. O advogado da vítima, Rodrigo Castanheira, destacou que os elementos colhidos durante o inquérito sustentam de forma consistente a materialidade e a autoria dos crimes.

Além de Marlon Brendon, foram denunciados:

  • Fábio Gean Ferreira da Silva, Leonardo da Silva de Melo, Matheus Ferreira de Castilhos, Maurício dos Santos da Silva, Rafael Souza de Andrade, Richard Matheus da Silva Sophia, Rodrigo da Silva, Eric José Fernandes da Silva e Ronnie de Souza.

MC Poze responde a outros inquéritos?

O cantor também é investigado em outro inquérito por apologia ao crime e envolvimento com o tráfico de drogas. Em junho, ele chegou a ser preso, mas foi solto após o cumprimento de medidas cautelares.

Até o momento, a defesa de MC Poze não se pronunciou sobre a nova denúncia.

Por Jornal da República em 31/07/2025
Aguarde..