Museu Nacional do Rio anuncia abertura para visitação do público

Museu Nacional do Rio anuncia abertura para visitação do público

A partir desta quarta-feira (1º), o público poderá entrar novamente no Museu Nacional. O prédio foi atingido por um grande incêndio em setembro de 2018 e, desde então, passa por reformas. Só nas obras serão investidos R$ 500 milhões em recursos do governo federal e também de empresas doadoras. 

O anúncio da reabertura, ainda parcial, foi feito hoje pelo Ministro da Educação, Camilo Santana:

“Nós vamos aí, a cada ano, já abrindo os espaços que vão sendo feitos. Esse bloco 1 está praticamente bem adiantado. Já estamos abrindo agora três salas para visitação com essa primeira exposição. A gente espera que no próximo ano também a gente possa abrir ainda mais para visitação do público”.

A vice-diretora do Museu Nacional, Andrea Costa, comemorou a reabertura, que será com a exposição Entre Gigantes, onde será possível ver de perto o meteorito Bendegó, que sobreviveu ao fogo, e até o esqueleto completo de um cachalote com mais de 15 m de comprimento.

Faz quase sete anos que o Museu Nacional foi consumido pelas chamas. Perdeu cerca de 92% do seu acervo, construído ao longo de 200 anos. Parte do que não foi destruído pelo fogo, agora, poderá ser visto pelo público.

Para garantir acesso ao museu, basta reservar o ingresso, gratuitamente, pela plataforma Sympla. 

A abertura total do museu está prevista para 2027.

Por Jornal da República em 01/07/2025
Aguarde..