O retorno da Manchete: tradição e inovação em defesa da identidade do Rio

O retorno da Manchete: tradição e inovação em defesa da identidade do Rio

A revista Manchete, fundada em 1952 e ícone da imprensa cultural brasileira, celebra sua segunda edição de retomada em um momento de renovação e reafirmação da identidade do Rio de Janeiro. 
Em meio à efervescência cultural e turística da cidade, a nova Manchete busca resgatar as raízes do Rio, valorizando sua história, o Lifestyle carioca, e seus protagonistas.

O almoço de lançamento da edição aconteceu no Golf Clube da Barra da Tijuca, reunindo nomes de peso da cultura, da televisão e do empresariado carioca.

A capa feminina da vez homenageia Camila Farani, uma das maiores investidoras brasileiras da atualidade. Exemplo de empreendedorismo que une inovação, criatividade e valorização do capital intelectual, ela simboliza os princípios que orientam a nova fase da Manchete.

Entre os convidados, destaque para a atriz Gottsha, que trouxe seu humor e carisma, e para o fotógrafo Fred Pontes conhecido como “o homem das mil capas”, e David, mestre em captar a alma da cidade, eternizaram cada detalhe da celebração. 

Outro momento especial foi o reencontro entre Camila Farani e Alexandre Accioly. Em um gesto espontâneo, os dois trocaram edições da Manchete, como quem troca ideias, visões e propósitos. Um verdadeiro “trocadilho de capas” — onde duas lideranças que inspiram inovação e transformação se cruzam em páginas que já fazem parte da história do Rio. Mais que um registro fotográfico, o momento sintetizou a conexão entre cultura, investimento e um futuro que honra suas raízes. Accioly, envolvido em projetos que visam devolver ao Rio seu protagonismo cultural e econômico, nos trouxe a revitalização do antigo Cine Roxy — fundado em 1948 — no Roxy Dinner Show, um espaço que une gastronomia e musicais originais brasileiros, projetando a tradição para o futuro, foi eleito pela revista Time como um dos melhores lugares do mundo em 2025.

Sob a liderança de Marcos Salles, jornalista veterano e atual presidente da Manchete com um olhar distinto sobre a comunicação brasileira, traz um time de peso, com colunistas que traduzem a pluralidade e o dinamismo do Rio: Carlos Martins nas colunas sociais, Germana Puppin com a agenda cultural da cidade, Sérgio Maciel no judiciário, esse espaço importante para diálogo da nossa cidadania, Fábio Ramalho enaltecendo as riquíssimas tradições do Rio, Sávio Neves no turismo empresarial, Alice Moraes no turismo, Thereza Lago na moda, Frédéric Monnier na gastronomia, e Mariana Leão no comando de celebridades e cultura, entre outros.

Hoje, a Manchete integra uma nova proposta editorial, combinando mídia impressa, digital e audiovisual. Seu conteúdo está disponível no site oficial, redes sociais e canal no YouTube — ampliando o diálogo com o público e reforçando seu compromisso com a memória, a inovação, e sobretudo com o afeto emocional que a revista Manchete tem com o seu público.

A revista retorna como um símbolo da nossa identidade cultural, propondo-se a ser uma plataforma viva de valorização da identidade carioca. O que vem por aí é uma jornada de reconexão com o que o Rio tem de mais essencial: sua alma criativa, seu legado afetivo e sua potência de reinvenção.

E no centro dessa história está quem sempre deu sentido à Manchete: o leitor — protagonista e maior homenageado de ontem, hoje e amanhã.

Por Jornal da República em 04/06/2025
Publicidade
Aguarde..