Presidente do Flamengo, Bap diz que exigiu elenco profissional em jogo contra o Vasco, mas não interferiu na escalação

Atletas do time principal do rubro-negro farão sua estreia na temporada apenas oito dias depois da reapresentação

Presidente do Flamengo, Bap diz que exigiu elenco profissional em jogo contra o Vasco, mas não interferiu na escalação

 O Globo - Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

O Flamengo alterou o seu planejamento de 2026 e mandará à campo os atletas do elenco principal no clássico contra o Vasco, nesta quarta-feira. A ordem foi do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que exigiu que o time rubro-negro jogasse com o que tem de melhor, segundo ele, por "razões institucionais e matemáticas".

Em contato com o jornalista Venê Casagrande, do SBT, o dirigente do Flamengo afirmou que a não classificação do time para as quartas de final do Campeonato Carioca significa mais 2 jogos no calendário, sem que haja datas. Bap, no entanto, deixou claro que não vai interferir na escalação de Filipe Luís na partida de logo mais.

— Eu agi no sentido de haver um necessário ajuste por razões institucionais e matemáticas. A não classificação significa mais 2 jogos no calendário, sem que haja datas. Qualquer planejamento é sujeito a ajustes, e isso eu exigi mesmo. Isto posto, dizerem que eu interferi em time e em escalação é mentira — disse Bap por mensagem ao jornalista Venê Casagrande.

Pelo plano traçado anteriormente, o rubro-negro seria representado pelos atletas do sub-20, sob comando do técnico Bruno Pivetti, nas primeiras rodadas do Estadual. Nos clássicos contra Vasco e Fluminense (domingo), este grupo deveria ganhar reforços pontuais do plantel profissional. Mas não dos principais nomes do elenco, já que o objetivo da comissão técnica era preparar a força máxima para a estreia no Brasileiro (contra o São Paulo, dia 28) e a Supercopa do Brasil (dia 1º, contra o Corinthians).

Só que o mau começo no Carioca (um ponto conquistado em nove disputados) gerou grande pressão para que esse plano fosse revisto. E, em reunião na tarde da última terça-feira, no Ninho do Urubu, com a presença do presidente Bap, do diretor de futebol José Boto e de Filipe Luís, ficou definida a antecipação da volta do elenco principal. O clube não divulgou, porém, que jogadores serão relacionados para o clássico contra o Vasco.

Os jogadores do elenco principal farão sua estreia na temporada apenas oito dias depois da reapresentação. A pressão pela mudança no planejamento foi impulsionada por dois temores. O primeiro: de que uma eventual participação no quadrangular do rebaixamento atrapalhasse os planos mais à frente, já que ele prevê duas partidas a mais que o mata-mata pelo título (seis contra quatro), o que ocasionaria conflito de datas com o Brasileiro e a Recopa Sul-americana. O segundo: de o sub-20 rubro-negro sofrer derrotas por placares largos contra os arquirrivais nos dois clássicos da semana.

Com um jogo a mais que os demais cinco clubes do Grupo B, o Flamengo é o lanterna da chave. Os quatro primeiros avançam às quartas de final. Os dois últimos de cada lado se juntam para o quadrangular do rebaixamento. Neste momento, as chances rubro-negras de classificação são de 22,5%, segundo as contas do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É o segundo menor percentual entre todos os 12 participantes, à frente apenas da Portuguesa (13.5%).

Por Jornal da República em 26/01/2026
Publicidade
Aguarde..