Presidente do Lions Clubs Internacional visita o GPACI e reforça parceria em Sorocaba

A.P. Singh foi recebido no Hospital GPACI, referência em oncologia e hematologia pediátrica, onde acompanhou de perto a atuação da instituição

Presidente do Lions Clubs Internacional visita o GPACI e reforça parceria em Sorocaba

Sorocaba (SP) –

O Hospital GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) recebeu, em Sorocaba, no interior de São Paulo, a visita na manhã desta segunda-feira (19), do presidente do Lions Clubs Internacional, Sr. A.P. Singh, em um encontro marcado pelo fortalecimento de parcerias e pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, referência no atendimento oncológico e hematológico pediátrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O acolhimento especializado de crianças e adolescentes vítimas de violência e a implantação do Centro de Pesquisa Clínica demonstram uma visão moderna, responsável e profundamente humana da saúde. O GPACI é um exemplo de como parcerias, como a construída ao longo dos anos com o Lions Clubs Internacional, geram impacto real e duradouro na vida das crianças e de suas famílias”, A.P. Singh, presidente do Lions Clubs Internacional

Durante a visita, o presidente do Lions conheceu de perto a estrutura do hospital, os serviços oferecidos e os principais projetos em andamento. 

“O GPACI nasceu no início dos anos 1990 com foco no tratamento do câncer infantil. Ao longo do tempo, ampliamos nossa atuação e, em 2015, passamos a oferecer outros tratamentos, tornando-nos um hospital pediátrico de referência para toda a cidade, e não apenas para oncologia e hematologia. Hoje, o GPACI é um hospital pediátrico especializado em câncer, hematologia e outras doenças de alta complexidade e grande desafio clínico”, afirmou Dr. Gustavo Ribeiro Neves, oncologista, hematologista e diretor técnico do GPACI.

Somente em 2025, o GPACI realizou 42.800 atendimentos, acompanhando 995 crianças e adolescentes em tratamento de alta complexidade nas áreas de oncologia e hematologia. A instituição também acolheu 1.236 crianças vítimas de violência, encaminhadas por diferentes serviços assistenciais, além de atender parte da população adulta, majoritariamente idosos, em exames e diagnósticos essenciais para a continuidade de tratamentos.

“Em 2022, implantamos a Unidade de Transplante de Medula Óssea, que recebe pacientes de diversas cidades do Brasil. Já em 2023, passamos a oferecer um serviço especializado no acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, garantindo atendimento integral após essas situações. Em 2024, estruturamos nosso Centro de Pesquisa Clínica, com o objetivo de ampliar parcerias com laboratórios e com a indústria, fortalecendo estudos e tratamentos inovadores, especialmente na área do câncer. Tudo isso é sustentado por uma equipe multidisciplinar altamente especializada, que atua de forma integrada para oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”, completou o diretor.

Reconhecido pelo compromisso com a humanização do cuidado, o GPACI apresentou ao visitante seu planejamento estratégico para 2026, que prevê a ampliação e ambientação temática das áreas físicas do hospital. Cada pavimento será transformado em um ambiente lúdico, com temas como Mundo Safari, Mundo Encantado, Fundo do Mar e Espaço, com o objetivo de reduzir a ansiedade, aliviar o medo e tornar o tratamento menos árduo para crianças e adolescentes.

A agenda incluiu ainda a apresentação de setores estratégicos do hospital, como a UTI Pediátrica, onde está em operação o equipamento Prismaflex, indicado para pacientes graves que necessitam de diálise, e o Centro Cirúrgico, que conta com carros de anestesia de alta precisão, especialmente eficazes para recém-nascidos e crianças de baixo peso. A visita técnica foi conduzida pelo diretor técnico do GPACI, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, oncologista e hematologista.

Além da assistência hospitalar, o GPACI mantém uma ampla rede de acolhimento social, com oferta diária de refeições para pacientes, acompanhantes e familiares, atividades recreativas e terapêuticas, além da distribuição de cestas básicas, vestuário e medicamentos para uso domiciliar, garantindo a continuidade do cuidado para além do ambiente hospitalar.

Parceria transformadora

A visita reforçou a histórica parceria entre o GPACI e o Lions Clubs Internacional, cuja atuação ao longo dos anos tem contribuído de forma decisiva para projetos de impacto social, melhoria da infraestrutura hospitalar e ampliação da qualidade da assistência à saúde.

“Receber o Presidente Internacional do Lions Clubs International em nosso Distrito Múltiplo é uma honra imensa e um momento histórico para o leonismo de São Paulo v. Essa visita reforça a força do nosso trabalho coletivo, valoriza o impacto social dos clubes e nos inspira a seguir ainda mais unidos, comprometidos com o servir e com a transformação de vidas em nossas comunidades.”
Rodrigo Lavieri Mendes, Governador de Distrito LC-2, de Lions Clubes Internacional.

Ao final do encontro, a direção do GPACI foi presenteada com uma réplica do cartaz vencedor do concurso de 2025 sobre a paz criado por uma criança de 13 anos, importante prêmio realizado pelo Lions Clubes Internacional. E também descerrada uma placa oficial marcando a visita 
oficial do presidente internacional, algo  que destacou a importância do apoio dos clubes de serviço para a sustentabilidade da instituição e reafirmou o compromisso conjunto com a promoção da saúde, da dignidade humana e da esperança para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Foto: Divulgação

Por Jornal da República em 19/01/2026
Publicidade
Aguarde..