'Quero lembrar sorrindo': família de 'Japinha do CV' pede fim da divulgação de fotos da jovem

A jovem, apontada como integrante do Comando Vermelho, foi morta com um tiro no rosto durante a Operação Contenção

'Quero lembrar sorrindo': família de 'Japinha do CV' pede fim da divulgação de fotos da jovem

irmã de Penélope, conhecida como “Japinha do CV”, usou as redes sociais para fazer um apelo emocionado após a morte da jovem durante a Operação Contenção, realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

Ela pediu que imagens do corpo de Penélope parem de ser compartilhadas e afirmou que o perfil da irmã será mantido apenas para homenagens.

“Quero que lembrem dela com fotos sorrindo, feliz, como ela era”, escreveu a irmã em uma publicação.

Morte durante a Operação Contenção

Segundo a Polícia Civil, Penélope era apontada como “linha de frente” do Comando Vermelho, sendo considerada uma combatente de confiança da facção.
Durante a ação, a jovem — que usava roupa camuflada — teria resistido à abordagem policial e atirado contra os agentes, sendo morta com um tiro no rosto.

Após a operação, imagens e vídeos do corpo de Penélope circularam nas redes sociais, o que motivou o pedido público da família por respeito.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Balanço da megaoperação

Polícia Civil do Rio de Janeiro atualizou para 121 o número total de mortos na Operação Contenção, deflagrada para frear o avanço territorial do Comando Vermelho e cumprir cerca de 100 mandados de prisão.

A ação envolveu cerca de 2.500 agentes das Polícias Civil e Militar, com apoio de equipes especializadas. Entre os alvos, 30 eram de outros estados, incluindo membros da facção vindos do Pará.

“Penélope”, linha de frente do CV, teve o rosto desfigurado em megaoperação. Foto: Reprodução

De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (30), 54 corpos foram encontrados no dia da ação e outros 63 foram localizados por moradores em uma área de mata do Complexo da Penha na quarta-feira (29).

Quatro policiais também morreram durante os confrontos — dois da Polícia Militar e dois da Polícia Civil.

Por Jornal da República em 01/11/2025
Aguarde..