Subprefeitura dos Grandes Complexos e Comlurb iniciam instalação de contêineres de grande capacidade no Jacarezinho

Ação faz parte de um programa de ampliação da distribuição de contêineres em comunidades; trabalho começou no Complexo do Alemão, com a instalação de mais de 100 contêineres

Subprefeitura dos Grandes Complexos e Comlurb iniciam instalação de contêineres de grande capacidade no Jacarezinho

Nesta quarta-feira (30/04), a Subprefeitura dos Grandes Complexos e a Comlurb iniciaram a instalação de contêineres de grande capacidade no Complexo do Jacarezinho, com a colocação de cerca de 150 contêineres de 1.200 litros. A ação faz parte de um programa de ampliação da distribuição de contêineres em comunidades, que visa reforçar o ordenamento do descarte de lixo, prevenir alagamentos em dias de chuva devido ao entupimento de ralos e bueiros, e combater problemas como mau cheiro e a proliferação de doenças.

O trabalho começou no Complexo do Alemão, onde já foram instalados mais de 100 contêineres. A Subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha, destaca a importância de ouvir líderes comunitários e moradores para definir os pontos de instalação dos novos equipamentos, garantindo locais organizados para o descarte correto do lixo.

— Estamos garantindo que o lixo seja deixado de forma adequada, evitando que fiquem espalhados pelas ruas. A avaliação também é feita pela Comlurb, com base em estudos técnicos que priorizam áreas críticas de descarte irregular e acúmulo de resíduos — ressaltou Marlí.

Os contêineres são projetados para o despejo automático dos resíduos diretamente nos caminhões basculantes, proporcionando um melhor ordenamento do lixo, com remoção mais rápida e eficiente, impedindo que fiquem expostos em via pública.

Participação da população é fundamental

O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, reforçou a importância da colaboração da população para o sucesso do projeto.

— A contribuição da população é fundamental para que a limpeza urbana seja ainda mais eficiente. Com os novos contêineres, garantimos um melhor ordenamento dos resíduos colocados para coleta, eliminando o excesso de lixo nas ruas, facilitando o controle de vetores e melhorando a saúde pública e a ambiência nas comunidades — destacou Arraes.

Ecoponto no Complexo da Penha

Além da instalação de contêineres, o Complexo da Penha também receberá um novo ecoponto na comunidade Parque Proletário. O local, na Estrada José Rucas, está sendo preparado para a implantação de uma caixa compactadora de 15 m³, destinada ao lixo domiciliar, além de duas caixas metálicas multiuso de 5 m³ para o descarte de entulhos, bens inservíveis e galhadas. Essa iniciativa contribuirá ainda mais para o ordenamento e a remoção regular dos resíduos nas comunidades.

Por Jornal da República em 01/05/2025
Aguarde..