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A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) registrou, neste mês, 135 mil cartões do Vale Social unificados, marcando um ano do processo de integração que leva praticidade a pessoas com deficiência e doentes crônicos no momento do embarque nos transportes públicos estaduais. Um levantamento recente revelou que mais de 22 milhões de transações com o benefício foram realizadas durante esse período.
Antes da unificação, o beneficiário precisava usar até quatro cartões diferentes, dificultando a identificação e o manuseio. Com a medida, implementada pela primeira vez em 20 anos, um único cartão é utilizado no metrô, nos trens, barcas e nos ônibus/vans intermunicipais, proporcionando mais comodidade ao usuário. Outra vantagem é a garantia de um sistema integrado e um monitoramento eficaz, que facilita a detecção de possíveis fraudes e garante que os recursos do Estado sejam destinados adequadamente a quem tem direito ao benefício.
- A mobilidade urbana com acessibilidade é crucial para proporcionar deslocamentos com inclusão e dignidade. O processo de unificação do Vale Social foi um passo importantíssimo do Estado nessa direção, porque reforça o compromisso com a cidadania e torna mais prático o embarque de quem depende dos transportes estaduais para realizar tratamentos de saúde - destacou a secretária Priscila Sakalem.
Concedido pelo Governo do Estado, o Vale Social é destinado a pessoas com deficiência - física, sensorial, intelectual ou mental - e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte, dando direito à gratuidade nos transportes de concessão estadual (ônibus intermunicipal, metrô, trem e barca).
Perdeu o prazo? Saiba o que fazer
Quem usa somente metrô e/ou trem, mas não realizou o procedimento, deve substituir o quanto antes os atuais cartões na sede do Vale Social, que fica no subsolo da Central do Brasil. O atendimento é exclusivo para quem precisa fazer a troca dos cartões, de segunda a sexta, das 9h às 10h30, com distribuição de senhas. A unidade conta com uma intérprete de Libras, que presta atendimento personalizado em caso de necessidade. Ao longo do período de um ano, cerca de 40 mil atendimentos foram feitos no local.
Para todos os outros usuários que já têm o cartão da Riocard Mais (cartão verde), a atualização é feita de forma automática ao encostar o cartão em qualquer validador, não sendo necessário comparecer presencialmente.
Para dar entrada no benefício, que está em vigor em todo o Estado do Rio de Janeiro, o solicitante deve entregar um formulário devidamente preenchido com documentos pessoais e médicos, em um dos postos de atendimento, incluindo prefeituras conveniadas, unidades do Programa Rio Poupa Tempo, unidades da Fundação Leão XIII, parceiros e credenciados. Todas as informações sobre o tema podem ser consultadas em www.rj.gov.br/transporte/vale_social.
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