Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Base governista barra fiscalização de gastos com viagens
Em mais um episódio que evidencia a submissão do Legislativo ao Executivo em Maricá, a Câmara Municipal rejeitou na última quarta-feira (04/06) uma emenda proposta pelo vereador Ricardinho Netuno (PL) que buscava aumentar a transparência nos gastos com viagens oficiais. A proposta, que alteraria o artigo 63 da Lei Complementar nº 1 de 1990, foi derrubada por 15 votos contrários, após orientação expressa do líder do governo, vereador Hadesh (PT).
A emenda propunha reduzir de 30 para 15 dias o prazo para apresentação de relatórios detalhados sobre viagens pagas com dinheiro público, além de exigir a inclusão de anexos comprobatórios, registros fotográficos, certificados e descrição dos benefícios esperados para a população. Também determinava que esses relatórios fossem publicados no Portal da Transparência, ampliando o acesso da população às informações.
"Se é tudo tão bom, não tem porque votar contrário. Acho que 15 dias para apresentar um relatório de viagens é tempo suficiente", argumentou Netuno durante a sessão, destacando a razoabilidade da proposta.
Argumentos frágeis contra a transparência
O líder do governo, Hadesh, orientou a base a votar contra a emenda com um argumento que causou estranheza: "A Prefeitura já faz essa exigência de relatório, então o vereador só quer diminuir o número de dias. Isso pode prejudicar uma pessoa ou outra que não puder apresentar nesses 15 dias".
Outros vereadores da base governista apresentaram justificativas igualmente questionáveis. A vereadora Rita Rocha alegou que "o cidadão pode solicitar as informações ao Portal da Transparência", ignorando as dificuldades práticas de obter respostas por essa via. Já o vereador Adelson Pereira afirmou que a proposta "engessaria a máquina pública", em clara contradição com o papel fiscalizador do Legislativo.
"Farra de Cartagena" e gastos excessivos
Durante o debate, veio à tona o caso que ficou conhecido como "farra de Cartagena", quando uma comitiva de Maricá viajou à Colômbia em missão oficial que incluiu passeio de barco pelo mar caribenho, experiências gastronômicas e festas com DJ e bebidas alcoólicas – tudo custeado com recursos públicos. A vereadora Andrea Cunha, que chamou a proposta de Netuno de "irresponsável", teria participado dessa comitiva.
Netuno revelou que, em apenas quatro meses da atual gestão do prefeito Quaquá, mais de R$ 700 mil foram gastos com viagens de secretários e funcionários da Prefeitura.
"Semana passada estava a Secretaria de Economia Solidária na Espanha, outro dia estava a secretária de Comunicação na França. Tudo que é secretário viajando às custas do povo, quem paga isso é a população, através do IPTU, da taxa de iluminação, da taxa de lixo. Então, o mínimo que a gente espera é uma maior transparência", destacou o vereador.
Codemar lidera gastos com viagens
Outro ponto levantado durante a sessão foi o papel da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), que lidera o ranking de gastos com viagens. Destaque para Nilson Vieira Caldeira, pai da esposa do prefeito e atual diretor da empresa pública, que possui um histórico de gastos robustos com deslocamentos oficiais.

Quem votou contra a transparência
Os 15 vereadores que rejeitaram a emenda de transparência foram: Hadesh, Frank Costa, Dr. Richard, Júlio Carolino, Andrea Cunha, Adriana Costa, Kelly Bernardo, Chris Correa, Fabricinho, Felipe Paiva, Dr. Felipe Auni, Igor Correa, Adelso Pereira, Rita Rocha e Deil Machado.
Apenas os vereadores Ricardinho Netuno e Chiquinho votaram a favor da proposta.
A rejeição da emenda reforça as críticas de que a Câmara Municipal de Maricá estaria funcionando como um "cartório carimbador" dos interesses do governo, sem exercer seu papel constitucional de fiscalização do Executivo.
#TransparênciaPública #CâmaraDeMariá #GastosComViagens #FiscalizaçãoLegislativa #DinheiroPúblico #PrestaçãoDeContas #RicardinhoNetuno #FarraDeCartagena #Codemar #PolíticaMunicipal
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!