Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj, Rodrigo Bacellar (União), quer aproveitar a sobra no orçamento da Casa para alugar duas carretas e adaptá-las com equipamentos médicos de última geração para levar o exame de prevenção ao câncer de mama até os municípios onde há dificuldade de acesso à saúde.
O assunto, segundo o presidente, será pauta da reunião do Colégio de Líderes, que vai acontecer até o fim da próxima semana, mas já recebeu extraoficialmente o aval dos colegas. A expectativa é que o atendimento itinerante não dure apenas até o final desta legislatura, mas que seja mantida pelos parlamentares eleitos no próximo pleito.
"A fila para o exame é enorme e não dá para ficar jogando responsabilidade apenas nas prefeituras", justificou Rodrigo Bacellar, lembrando a importância de se detectar a doença precocemente.
O presidente também desejou saúde e o pronto restabelecimento da deputada Lucinha (PSD), que se ausentará nesta semana da Alerj para se submeter a uma cirurgia, no dia 8, para a retirada de mama após detectar um câncer. A deputada passou por tratamento de quimioterapia e após a operação cirúrgica será submetida à radioterapia.
A deputada Índia Armelau (PL) também pediu o apoio do presidente Rodrigo Bacellar para impedir o encerramento de um projeto de combate ao câncer de mama no município de São João de Meriti. Ela ressaltou a relevância da iniciativa para mulheres de baixa renda, que enfrentam dificuldades para acessar exames na rede pública.
Thiago Lontra/ Alerj
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!