Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
...,Presidente Miguel Fernández faz migração do sistema sem testar, trava o CREA/RJ e profissionais e empresas amargam prejuízos,...

O sistema eletrônico do CREA/RJ, passou por atualização no dia 19 de novembro de 2025, e de lá pra cá é só dor de cabeça. Os problemas afetaram diretalente quem "paga a conta", e Profissionais e Empresas agonizaram para emitir ART - Anotação de Responsabilidade Técnica; CAT - Certidão de Acervo Técnico; e dentre outros serviços, até mesmo baixar um simples boleto para pagar a anuidade que este ano não possibilitou mais o parcelamento.
A Associação dos Profissionais de Ciência e Tecnologia - ASPROCITEC, ao longo desse período vem recebendo várias denúncias angustiantes dos profissionais que relatam sobre os mais variados problemas com o Portal Eletrônico do CREA/RJ.
Considerando a permanência dos gravíssimos e insolucionáveis problemas, levou o presidente da ASPROCITEC - Fernando Annibolete, encaminhar denúncia institucional para o CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e para a CCSS - Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema que tem prerrogativas para atuar nesses casos.
Relata Annibolete, que até o momento não houve resposta Institucional sobre a denúncia. O problema também foi encaminhado para o WhatsApp do presidente do CONFEA, Eng. Vinícius Marchese e para os Conselheiros Federais da CCSS.
Insistindo em buscar caminhos para resolver o problema, Annibolete tentou falar por telefone com Eng. Vinícius Marchese e não obtive êxito, e da mesma forma fez contato com Conselheiro Daniel Robles, ex coordenador da CCSS e com o atual coordenador Conselheiro Francis Saldanha, que informou que o assunto foi encaminhado para o setor de auditoria do CONFEA.
Nesse contexto Annibolete faz as seguintes reflexões:
1 - Considerando que o CREA/RJ, não tenha controle sobre a emissão da ART, teria controle preciso dos valores das arrecadações?
2 - Se CONFEA e a MÚTUA, recebem repasse de percentual dos valores arrecadados pelos CREA com ART, não seria correto e natural pedirem auditoria?
3 - Confirmando tais conjecturas, em algum momento poderia haver tipificação de prevaricação?
Enquanto não se tem solução e resposta o Eng. Annibolete orienta a todo aquele profissional que tiver problemas com o CREA-RJ, que poderão buscar orientações jurídicas com a ASPROCITEC, através do WhatsApp: 21-96470-2856.
Finalizando e para descontrair, Annibolete ensaia um refrão: "Se o sistema do CREA não melhorar olê, olê, olá, a carroça do Miguel vai parar", e promete compor uma manchinha para espairecer os profissionais para esquecerem os problemas que agora é carnaval!
Por: @fernandoannibolete (MTE: 44752/RJ)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!