CONFEA INEFICIENTE: Presidente ao lado de Kassab (PSD), grifa sua marca para 2026

'...profissionais desesperados com sistema eletrônico do CREA/RJ, que não funciona e CONFEA, nada faz, além de ter seu presidente no rótulo da política,...'

O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Eng. Vinícius Marchese grifa a marca da ineficiência e o descanso com os profissionais da classe de Engenharia, Agronomia, Geologia e outros profissionais do Sistema CONFEA/CREA. 

2026 é ano eleitoral, tanto pra quem deseja disputar eleições para deputado ou até mesmo para presidente. Líderes do Conselho de Engenharia que estão no poder se movimentam para concorrer à reeleição, como é o caso dos presidentes Eng. Vinícius Marchese oriundo do Estado de SP e Eng. Miguel Fernández do RJ.

Ambos protagonizam a marca do descaso e da ineficiência, diz o Engenheiro Fernando Annibolete, presidente da Associação dos Profissionaisde Ciência e Tecnologia.

O motivo da critica do presidente da ASPROCITEC, é que o portal eletrônico do CREA/RJ, está com sérios problemas desde 19 de novembro de 2025, e os profissionais agonizam nas sucessivas tentativas para emitir as ART - Anotação de Responsabilidade Técnica; as CAT - Certidão de Acervo Técnico; fazer Registro de PF e PJ e até para Pagar a Anuidade tem problema de conexão com bancos e "a carroça não anda".

Inércia é matéria de Engenharia e Annibolete não fica parado quando a matéria é "defesa da classe", e prontamente denunciou sem êxito o caso ao CONFEA e a CCSS - Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema.

O balanço que grifa a marca do descaso é que o presidente do CONFEA Vinícius Marchese não saiu da Inércia para resolver o caso dos profissionais do RJ, por outro lado, é muito dinâmico e eficiente na política ao aparecer constantemente ao lado de Gilberto Kassab (PSD/SP) e recentemente fez visita ao governador em exercício, Felicio Ramuth, vice governador (PSD/SP).

Sobre as eleições de 2022, o presidente Vinícius Marchese, obteve 45.933 votos para deputado federal (PSD/SP), resultado que o posicionou na 5ª suplencia com uma baixíssima votação em relação ao deputado federal Ricardo Silva com 133.936, último dos três eleitos na legenda PSD-55.

Annibolete, finaliza reiterando o pedido de Auditoria do CONFEA e da MÚTUA/Nacional no CREA/RJ, que passa por séria crise institucional prejudicando profissionais e empresas. É necessário que seja verificada a funcionalidade do sistema eletrônico; a revisão do contrato por inexigibilidade de R$ 9.113.340,00 com a FATTORIA WEB; os repasses de verbas para o CONFEA e MÚTUA, dentre outros tópicos importantes para lançamento em relatório, já que em ano eleitoral esse cuidado é importante, pois, "Prevaricação e Improbidade Administrativa", é algo preocupante para qualquer gestor ou cidadão com interesses eleitorais.

Annibolete, transmite uma palavra de reflexão ao Secretário de Governo e Institucional do Estado de SP, Gilberto Kassab, através do ditado: "Nem tudo que reluz é ouro" e conclui: "Os profissionais do Conselho de Engenharia e a Sociedade vão cobrar dos maus gestores do CONFEA/CREA e dos políticos resultados de influência direta com o voto!" Fica a dica!

Por: fernandoannibolete

Por Jornal da República em 16/01/2026
Publicidade
Aguarde..