Democracia, soberania e segurança pública são destaques em atividades online e gratuitas da Fundação Casa de Rui Barbosa

Democracia, soberania e segurança pública são destaques em atividades online e gratuitas da Fundação Casa de Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza em setembro mais uma edição do Diálogos com Rui, programa online de entrevistas que se consolidou como ação formativa ao reunir especialistas de diferentes áreas para debater questões essenciais da política e da sociedade contemporânea. Conduzido por Marcelo Viana, diretor do Centro de Pesquisa da FCRB, o programa promove reflexões, análises qualificadas e troca de ideias com convidados de destaque no cenário acadêmico e institucional. A programação do mês acontece nos dias 3, 8, 12 e 24, sempre às 16h, com discussões sobre democracia, política internacional, soberania, segurança pública e polarização brasileira sob a ótica da sociolinguística.

“O Diálogos com Rui é uma oportunidade de aproximar o público de debates acadêmicos de temas urgentes da vida social e política. Nosso objetivo é oferecer conhecimento qualificado, mas em uma linguagem acessível, estimulando a reflexão crítica e o diálogo democrático”, afirma Marcelo Viana, diretor do Centro de Pesquisa da FCRB e mediador do programa.

Abrindo a série, no dia 3 de setembro, o tema será “Trump e a volta do nacionalismo no Brasil”, apresentado por Christian Lynch, pesquisador da FCRB e professor associado do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ). O encontro discutirá como ações recentes do governo norte-americano sob a liderança de Donald Trump têm influenciado e reavivado o discurso nacionalista no Brasil, abordando medidas como a imposição de tarifas comerciais e tentativas de interferência política que impactam a economia, o Poder Judiciário e a percepção de soberania nacional.

O segundo encontro, no dia 8 de setembro, terá como tema “Ministério Público e a Democracia”. Marcelo Viana conversará com Fábio Kerche (Unirio/FCRB), um dos autores do livro Quem são e o que pensam os (as) integrantes do Ministério Público, lançado em junho pela FCRB. Resultado de ampla pesquisa conduzida em parceria com Ludmila Ribeiro (UFMG) e Oswaldo E. do Amaral (Unicamp), a obra traça o perfil e analisa as opiniões de integrantes do Ministério Público sobre questões que movimentam o debate público, como aborto, legalização das drogas, pena de morte, redução da maioridade penal e casamento homoafetivo.

Ainda na mesma semana, no dia 12 de setembro, o tema em foco será a segurança pública. A convidada será Jacqueline Muniz, doutora em Ciência Política, que apresentará “Sistema Único de Segurança Pública: limites e desafios”. A palestra abordará a implementação do SUSP, criado para padronizar procedimentos, políticas e informações na área de segurança, os desafios de coordenação e inteligência e o contexto autoritário que transforma populações subalternizadas, pobres e periféricas em alvos da violência institucional.

Encerrando a programação do mês, no dia 24 de setembro, o tema será “A polarização sociolinguística no Brasil”, com Dante Lucchesi, professor de Língua Portuguesa da UFBA e vencedor do Prêmio Jabuti. A partir de seu livro premiado Língua e Sociedade Partidas, Lucchesi fará uma análise da polarização política e social brasileira sob a perspectiva da sociolinguística, explorando como o conflito se manifesta e se intensifica na própria linguagem.

Sobre o Pro-Rui

O Pro-Rui é uma iniciativa da Fundação Casa de Rui Barbosa dedicada à pesquisa, debate e difusão de questões centrais do mundo contemporâneo, como diversidade cultural, transição ecológica, desigualdade social, novas tecnologias, governança democrática e transformações geopolíticas. O programa promove seminários, colóquios, cursos, conferências e pesquisas em parceria com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, funcionando ainda como espaço de intercâmbio internacional e estímulo à produção de novas ideias e interpretações sobre os desafios do presente. Suas atividades também abrangem a disseminação de resultados junto à comunidade acadêmica e à sociedade por diversos meios, reforçando a missão da Fundação de fomentar a cultura, a pesquisa e o pensamento crítico.

Assista https://youtube.com/playlist?list=PLaMooh6fwqcoVUZ7SFg55BKW1dbaUdJ1w&si=EYEwGSBwwacB1-gP

Por Jornal da República em 01/09/2025
Aguarde..