Deputado garante que venda da participação da Eletrobras é positiva para o setor nuclear do país

Deputado garante que venda da participação da Eletrobras é positiva para o setor nuclear do país

 A compra pela J&F investimentos da participação da Eletrobras na Eletronuclear, é vista como muito positiva pelo presidente da Frente Parlamentar de Energia Nuclear no Congresso, deputado Julio Lopes (PP). De acordo com o parlamentar, na prática a J&F tornou-se sócia minoritária do Governo Federal, que continua sendo o controlador principal da Eletronuclear através da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBPar).

- Considero a iniciativa da J&F, uma das maiores empresas do país, como um passo muito importante para a retomada do setor nuclear e para a transição energética no Brasil; e tenho certeza que outras empresas também irão seguir o mesmo caminho. Apesar da enorme oferta de energia renovável que possuímos, é imperativo termos energia térmica para garantir a segurança do sistema elétrico. A energia nuclear surge como uma alternativa confiável para garantir uma demanda em expansão no mundo, além de ser uma fonte limpa e estável - explicou.

 Julio lembra ainda da enorme importância da conclusão das obras de Angra lll, na Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro. Terceira maior usina nuclear do Brasil e com capacidade energética de 1.400 megawatts, Angra III se já estivesse em funcionamento, não haveria a necessidade de se aplicar a bandeira vermelha nas contas de luz, o que geraria enorme economia para milhões de consumidores.

 - As obras de Angra lll já se arrastam desde 1980, e deixá-las de lado significa um prejuízo de cerca de R$ 21 bilhões, isso sem falar de um enorme retrocesso na tecnologia de nosso país. Ela é a maior perspectiva de independência energética para o Rio de Janeiro com 70% de sua energia sendo disponibilizada a serviço de toda a população - disse.

Por Jornal da República em 17/10/2025
Aguarde..