Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nesta semana a Assembleia legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) debateu o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, projeto de lei enviado pelo Governo do Estado como instrumento de planejamento para o desenvolvimento urbano sustentável da Região.
O deputado estadual petropolitano Yuri Moura, aproveitou as discussões para levantar uma bandeira recorrente de seu mandato: a inclusão de Petrópolis no Bilhete Único Intermunicipal, política pública de mobilidade criada em 2009 com o objetivo de facilitar a integração entre diferentes modais de transporte coletivo no estado do Rio de Janeiro.
Durante a sessão, Yuri lembrou que é autor da Indicação Legislativa nº123/2023, já aprovada na Assembleia, que solicita a inclusão de Petrópolis no rol de municípios beneficiados.
A cidade voltou a fazer parte da Região Metropolitana há 7 anos. O deputado também apresentou projeto de lei pela inclusão de Petrópolis e demais municípios no Bilhete Único Intermunicipal.
Yuri Moura justifica o pedido de inclusão sobretudo diante das tarifas intermunicipais cobradas dos petropolitanos, consideradas entre as mais caras do estado quando se observa a curta distância percorrida até os demais municípios da Região Metropolitana. Segundo o deputado, “não dá para apresentar planos e planos desconexos, sem incluir os municípios de fato no mapa da política pública e dos serviços. Muitos petropolitanos estudam e trabalham na capital e nas cidades da Baixada, e é muito importante para nós que esse custo diminua.”.
O parlamentar lembra que Petrópolis, incluída na Região Metropolitana pela Lei Complementar nº184/2018, não tem recebido, até o momento, contrapartidas efetivas em transporte, mobilidade urbana e infraestrutura. A ausência do Bilhete Único agrava essa exclusão, prejudicando milhares de trabalhadores e estudantes que dependem do deslocamento diário para o Rio de Janeiro e municípios vizinhos. “Já provei indicação, tenho projeto tramitando e isso é para ontem”, afirmou Yuri Moura na sessão da Alerj, reiterando o apelo ao governo estadual.
Em sua fala, Yuri também reforçou a necessidade de que o poder público adote medidas concretas de integração entre Petrópolis e os demais municípios do entorno, lembrando que a cidade funciona como um verdadeiro polo para quem vem de Areal, Paraíba do Sul, Três Rios e Teresópolis. “Petrópolis é uma espécie de hub do Centro-Sul Fluminense e da Região Serrana, mas continua sem o direito básico ao Bilhete Único, que já está consolidado em cidades como Caxias, Magé e Nova Iguaçu. A realidade mostra que a população petropolitana não pode mais esperar”, ressaltou.
A Indicação Legislativa nº123/2023 recebeu parecer favorável da Comissão de Indicações Legislativas e foi aprovada pelo plenário da Alerj. Cabe agora ao governador decidir pelo encaminhamento do projeto que, se transformado em lei, representará um avanço histórico para a mobilidade e a integração econômica de Petrópolis com toda a Região Metropolitana do estado.
Mais informações sobre o projeto e sobre o mandato do deputado podem ser acompanhadas pelas redes sociais @yurimourarj no Facebook, Instagram e YouTube, além do WhatsApp (24) 99955-2730.
Vídeo da fala na Plenária – Alerj: https://www.youtube.com/watch?v=xf47wF4iKIU
SERVIÇO
YURI MOURA
Yuri Moura é deputado estadual, professor de história e gestor público por formação, especializado em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano, além de ser pós-graduando em Defesa Civil: Gestão de Riscos e Desastres. Foi vereador em Petrópolis, sendo o mais votado no município nas eleições de 2020 e 2022. Em 2024, disputou o segundo turno na eleição para prefeito da cidade.
Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), criou e coordena a Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e em Defesa da Moradia Digna, que, no fim de 2024, apresentou o 2º Relatório de Cidades, Chuvas e Prevenção. O documento oferece um diagnóstico de como os municípios fluminenses estão preparados para enfrentar o período de fortes chuvas, avaliando investimentos em prevenção de desastres e políticas públicas urbanas voltadas à adaptação climática. Yuri é membro das Comissões de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, bem como da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários, além de integrar as CPIs de Serviços Delegados e de Transparência Pública no Estado do Rio.
Yuri também se destaca na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. É propositor do ICMS da Resiliência e autor de uma lei municipal em Petrópolis que inclui o conceito de “Cidade Esponja” nas intervenções urbanas. Como deputado, difundiu essa ideia, inspirando a aprovação como lei na capital do Rio de Janeiro. Representando a Alerj, participou da COP-28, realizada nos Emirados Árabes, e atua em parceria com as gestões das unidades de conservação e comitês de bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2011, durante a tragédia da Região Serrana, atuou como coordenador de Juventude da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Petrópolis. Já em 2022, no maior desastre socioambiental da história da cidade, presidiu a Comissão Especial para Assistência Social e Moradia da Câmara Municipal, sendo autor da lei que atualizou e consolidou a mais moderna legislação de Aluguel Social do Brasil. Essa lei garantiu o benefício para quase 4.000 famílias e incluiu políticas públicas como melhorias habitacionais e indenizações para as vítimas retomarem suas vidas.
Atualmente, Yuri é presidente estadual da Federação PSOL-Rede e acumula mais de 16 anos de experiência na administração pública, com atuação na Prefeitura de Petrópolis, na Alerj, no Senado e na Câmara Federal. Em 2023, foi líder da bancada do PSOL na Alerj.
COMUNICAÇÃO LIVRE
Carla Coelho
Jornalista e Produtora Cultural
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!