Desembargador do RJ é afastado por favorecer traficantes em decisões judiciais

Servidores do gabinete de Cairo Ítalo França David também foram afastados; investigação segue sob sigilo

Desembargador do RJ é afastado por favorecer traficantes em decisões judiciais

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, Cairo Ítalo França David, foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça. Na manhã desta segunda-feira (29), o CNJ realizou uma fiscalização administrativa no gabinete do presidente da 5º Câmara Criminal. 

O processo que apura favorecimento de decisões para criminosos corre sob sigilo. A reportagem da BandNews FM confirmou também que os servidores do gabinete foram afastados. 

No último dia 10 de agosto, o desembargador concedeu o benefício da Visita Periódica ao Lar para o criminoso Luciano da Silva Teixeira, conhecido como "Sardinha da Cidade de Deus". O traficante deixou o presídio para cumprir a saidinha e não retornou mais.  O magistrado afirmou ainda que o comportamento de Sardinha tinha sido classificado como excepcional desde novembro de 2021. 

No mesmo dia, o magistrado concedeu outros benefícios a criminosos de alta periculosidade. O desembargador concordou com o argumento apresentado pela defesa do criminoso Alekssandro Rocha Silva, o Sam da Caicó, de suspender uma transferência para a Penitenciária Federal de Catanduvas. O bandido tem cerca de 39 anotações criminais

Após as decisões, a presidência do Tribunal de Justiça do Rio disse que apuraria faltas funcionais de desembargadores e que as regras de funcionamento dos plantões judiciários seriam reanalisadas.

Por Jornal da República em 29/09/2025
Aguarde..