PM e pai são mortos a tiros em Nova Iguaçu

Crime ocorreu no Dia dos Pais em Nova Iguaçu; caso é investigado pela Polícia Civil

PM e pai são mortos a tiros em Nova Iguaçu

Um policial militar foi morto a tiros na tarde deste domingo (10), de Dia dos Pais, em Cabuçu, bairro de Nova Iguaçu. A vítima, identificada como Paulo Rogério da Costa Lopes Filho, de 35 anos, chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cabuçu, mas não resistiu aos ferimentos.

O pai dele, Paulo Rogério da Costa Lopes, de 66 anos, também foi baleado no ataque e chegou a ser internado no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na madrugada desta segunda-feira (11) e, apesar de ter passado por procedimentos de emergência e manobras de ressuscitação, não resistiu.

Paulo Rogério da Costa Lopes e o filho, o cabo Paulo Lopes; ambos foram mortos — Foto: Arquivo pessoal

Paulo Rogério da Costa Lopes e o filho, o cabo Paulo Lopes; ambos foram mortos — Foto: Arquivo pessoal

O crime aconteceu por volta das 15h30 na Rua Severino Pereira da Silva. Policiais do 20º BPM (Mesquita) foram acionados e, ao chegarem ao local, encontraram o cenário já desfeito. Familiares informaram que as vítimas haviam sido levadas para atendimento médico.

O comandante-geral da PMERJ, coronel Menezes, lamentou as mortes nas redes sociais: “Manifestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e companheiros de farda, rogando a Deus que traga conforto nesse momento de dor.”

O carro do PM, um HB20 prata, ficou no local e apresentava diversas perfurações por disparos de arma de fogo.

De acordo com o registro policial, testemunhas afirmaram que os criminosos usavam uniformes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que Paulo Rogério chegou na unidade já morto.

Segundo o Instituto Fogo Cruzado, em 2025 já foram registrados 83 agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio — 42 mortos e 41 feridos. Entre eles, 62 eram policiais militares, dos quais 29 morreram e 33 ficaram feridos.

Paulo foi atingido por vários disparos e não resistiu — Foto: Reprodução/TV Globo

Paulo foi atingido por vários disparos e não resistiu — Foto: Reprodução/TV Globo

Investigação em andamento

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) foi acionada às 16h30 e assumiu o caso.

A Polícia Civil ainda não divulgou informações sobre a motivação do crime ou possíveis suspeitos.

A área não é considerada de risco, segundo o relatório da ocorrência, e havia familiares e populares no local no momento do atendimento.

Por Jornal da República em 11/08/2025
Aguarde..