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Com trajetória de superação, professor apresenta projeto inovador para o Instituto Federal
Educador com raízes na Baixada apresenta pré-candidatura à Reitoria com projeto que une vivência periférica e excelência acadêmica
Trajetória de superação inspira projeto de gestão inclusiva
Nascido no Estácio e criado nas ruas de São João de Meriti, o Professor Rodney, aos 48 anos, personifica a trajetória de superação que agora o coloca como pré-candidato à Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Morador do distrito de Vilar dos Teles, sua história é marcada por desafios comuns a milhares de brasileiros periféricos: dos sacos plásticos nos pés para proteger os sapatos da lama às longas e exaustivas jornadas em transportes públicos lotados.
Esta vivência autêntica da realidade da Baixada Fluminense não apenas moldou seu caráter, mas fundamenta sua visão de educação transformadora. Casado, cristão e membro fundador da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, Rodney construiu uma carreira acadêmica sólida sem jamais perder a conexão com suas origens, característica que se reflete em suas propostas para o IFRJ.
"A educação pública de qualidade foi meu passaporte para transformar realidades. Quero que o IFRJ amplie esse poder transformador para mais jovens das periferias", afirma o professor, que enxerga na instituição um potencial catalisador de desenvolvimento social e econômico para comunidades historicamente marginalizadas.
Formação acadêmica de excelência a serviço da educação pública
O currículo do Professor Rodney impressiona pela diversidade e profundidade. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi reconhecido como egresso de destaque, também possui mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pela UNIPLI e especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes.
Sua formação inclui ainda graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Veiga de Almeida, curso técnico em informática, intercâmbio nos Estados Unidos e formação pela prestigiada Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde aprofunda seus estudos em políticas educacionais.
Esta sólida bagagem acadêmica, aliada à experiência administrativa e à sensibilidade social, fundamenta o projeto que Rodney apresenta para o IFRJ. Entre suas propostas estão a ampliação do acesso à educação tecnológica para comunidades periféricas, o fortalecimento da pesquisa aplicada voltada para soluções de problemas locais e o desenvolvimento de parcerias estratégicas com o setor produtivo.
Compromisso com uma educação transformadora e inclusiva
"O IFRJ precisa ser um agente de transformação social ainda mais potente, especialmente nas regiões onde está inserido", defende Rodney. Sua proposta de gestão inclui políticas de permanência estudantil mais robustas, ampliação dos programas de extensão comunitária e modernização da infraestrutura tecnológica da instituição.
Para o pré-candidato, o Instituto Federal deve intensificar seu papel na formação de profissionais que não apenas dominem tecnologias avançadas, mas que também estejam comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. "Queremos formar cidadãos tecnicamente competentes e socialmente responsáveis", ressalta.
A pré-candidatura de Rodney tem mobilizado apoio tanto na comunidade acadêmica quanto entre lideranças comunitárias da Baixada Fluminense, que veem em sua trajetória um exemplo concreto do poder transformador da educação pública de qualidade.
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